Presidente Dilma e Governador Camilo comandam a 4ª edição do Dialoga Brasil

29 de agosto de 2015 - 11:00

Fortaleza recebeu na noite desta sexta-feira (28) a 4ª edição do Dialoga Brasil. No palco, a presidente Dilma Rousseff e o governador Camilo Santana ouviram dos cerca de mil cearenses que estavam na plateia do Centro de Eventos do Ceará (CEC) sugestões e propostas para o Brasil nas áreas da Cultura, Educação, Segurança Pública, Redução da Pobreza e Saúde. O governador parabenizou o Governo Federal por abrir o diálogo com a sociedade brasileira, já que o povo que está nas ruas sabe suas reais necessidades e assim exerce a real democracia. “Eu sou de uma geração que alimentou os sonhos de votar dos jovens e não é aceitável que existam pessoas que queiram agredir a democracia no nosso país. Não dá para pensar no Brasil sem as políticas públicas e sociais que marcaram a nossa história na última década. O Ceará vai sempre defender o seu Governo”, afirmou Camilo Santana.

 

Já a presidente Dilma agradeceu o apoio recebido durante o dia que passou no Ceará. “Quero que o meu Governo seja marcado pela igualdade de oportunidades, é por isso que nós não abrimos mão garantir todas as conquistas necessárias que desenvolvam o Brasil e fizeram com que fôssemos reconhecidos internacionalmente. Fico muito feliz por ter no Ceará um parceiro no diálogo, que é o governador Camilo Santana, que também vai saber fazer um grande governo ouvindo a pessoas”, elogiou.

 

Dilma Dialog 2Em forma de programa de auditório, os integrantes da plateia podiam interagir com os ministros Miguel Rossetto (Secretaria Geral), Juca Ferreira (Cultura), Renato Janine Ribeiro (Educação), José Eduardo Cardozo (Justiça), Artur Chioro (Saúde) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social e Combate à Fome). As ideias eram debatidas e algumas incluídas como novos projetos para serem votados na plataforma do site do Dialoga Brasil, acessível a todos os brasileiros que quiserem avaliá-las.

 

Cada ministro presente no encontro teve a oportunidade de apresentar os projetos em andamento no país e no estado em suas respectivas áreas. Sobre o tema o Desenvolvimento Social, a ministra Tereza Campello fez questão de elogiar os avanços do Ceará na construção de cisternas para facilitar o acesso à água aos cerenses que mais necessitam no interior. “Hoje, o Ceará é o estado com o maior número de cisternas proporcionalmente ao número de habitantes. E isso representa o esforço do governo de vocês em melhorar a vida do povo”, avaliou a ministra.

 

Para falar sobre educação, Renato Janine explicou diversos programas do MEC, mas se ateve aos resultados de destaque nacional da rede pública do Ceará no ENEM. “As 2 melhores escolas do Brasil nos critérios ‘matrícula superior a 90 alunos, indicador de permanência maior que 80% e indicador socioeconômico baixo’ são do Ceará. A Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, e a Escola de Ensino Fundamental e Médio Deputado Cesário Barreto Lima, de Sobral. Hoje, eu conversei com o diretor da escola de Mauriti e perguntei pra ele: ‘qual o segredo pra esse resultado?’ Ele me disse que o primeiro segredo é envolver os pais: eles tem que apoiar a educação do filho, precisam incentivar o filho. E o segundo é que os professores da escola tem a missão de visitar a casa de cada aluno para acompanhar de perto o desenvolvimento da educação dos alunos. Não é fácil, mas dá resultado!”, contou o ministro.

 

Dilma Dialog 3Para a Segurança Pública no nosso estado, José Eduardo Cardozo também foi só elogios. “No início desse mês de agosto, eu estive aqui em Fortaleza e assinei junto com o governador Camilo o Pacto Por Um Ceará Pacífico. E esse projeto já vem surtindo efeito. A meta do Governo Federal é de reduzir 5% a taxa de homicídios no país. Mas o Ceará está a frente disso. Nos 6 primeiros meses desse ano, o estado diminuiu em 13% a sua taxa de homicídios e eu tenho certeza que vai reduzir ainda mais!”, elogiou Cardozo.

 

Na Saúde, o Ceará também tem muitos exemplos positivos, segundo o Governo Federal. “Atualmente, 5 milhões de cearenses são cuidados por 1.480 médicos na rede pública de saúde. E 64% dos doutores que trabalham na atenção básica no estado pertencem ao programa Mais Médicos. São 1.687 postos de saúde recebendo recursos do Governo Federal para melhorar a estrutura, cuidar melhor da população. É essa a Saúde Pública, é esse SUS que nós queremos!”, afirmou o ministro Arthur Chioro.

 

Dialoga Brasil
O Governo Federal lançou em julho o Dialoga Brasil, uma plataforma digital, simples e dinâmica, que possibilita o diálogo direto com a
sociedade. Desde então, por meio dela, usando um computador ou dispositivo móvel, qualquer brasileira ou brasileiro pode propor, compartilhar sua proposta com os amigos nas mídias sociais, votar ou apoiar outras ideias para as ações do governo federal e conhecer os principais programas.

 

As três propostas mais apoiadas em cada programa serão respondidas pelo governo e a sua pode virar realidade. Além disso, os ministros de cada área realizarão bate-papos virtuais para debater os assuntos comentados na plataforma. Hoje, o Dialoga Brasil dispõe de 27 programas de cinco temas; Saúde, Educação, Segurança Pública, Redução da Pobreza e Cultura. A plataforma vai chegar a 80 programas de 14 temas.

 

Como participar?
Para participar ou votar, você precisa fazer um cadastro ou utilizar seus dados da conta pessoal no Facebook ou Google. Você pode escolher por temas ou programas, conhecer mais sobre as políticas, compartilhar o conteúdo para que outras pessoas conheçam os programas, ou fazer uma proposta para melhorar uma ação. Quando sua proposta for publicada, após moderação, você receberá um link da plataforma para poder compartilhá-la pelo Twitter, Facebook, Whatsapp e Google+. A partir de então, outras pessoas podem apoiar a sua ideia.

 

Fotografia: Tiago Stille e Carlos Gibaja

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898