Seinfra articula ampliação das linhas de transmissão no Ceará

1 de setembro de 2015 - 19:00

A Secretaria da Infraestrutura – Seinfra confirmou nesta terça-feira (1) a realização de dois leilões em 2015 para a construção de novas linhas de transmissão de energia elétrica no Ceará. A confirmação foi dada em reunião, realizada no Rio de Janeiro, entre o secretário adjunto de Energia, Mineração e Telecomunicações, Renato Rolim, e o diretor de Estudos de Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Amilcar Guerreiro.

 

A EPE garantiu que o Ceará será contemplado nos próximos dois leilões de transmissão, marcados para outubro e dezembro deste ano. O objetivo é permitir e facilitar o escoamento da geração de energia eólica do estado. De acordo com o Programa de Investimento em Energia Elétrica (PIEE), em outubro, será leiloado o trecho de 97 quilômetros entre Sobral e Acaraú, na região norte, que terá investimento estimado em R$ 160 milhões. Em dezembro, o leilão deverá contratar linhas de 230 e 500 KV para a área leste do Nordeste, contemplando Milagres II, na região do Cariri, e para o norte do Nordeste, incluindo, no Ceará, Pecém II, Acaraú III, Ibiapina II e Tianguá.

 

Os leilões fazem parte de um pacote de R$ 16 bilhões e contemplam 10.500 quilômetros de linhas de transmissão em todo o país. Mas, apesar de constarem no PIEE, as obras ainda não têm prazos de execução definidos. “Por isso, temos que manter a articulação. Se não estivermos vigilantes, essas obras podem ser postergadas. E só através delas é que poderemos dotar o estado de um ambiente competitivo com toda a infraestrutura necessária para a geração de energia”, destaca Renato Rolim.

 

Na reunião, o secretário adjunto também solicitou um novo leilão para trechos licitados em 2013 e que não foram executados, como as linhas entre Ibiapina e Sobral e entre Aracati e Russas, além da subestação de Ibiapina. A Empresa de Pesquisa Energética está analisando a proposta.

 

 

01.09.2015

 

Marco da Escóssia
Assessor de Comunicação da SEINFRA
85 98898-4318 / 85 3216-3764
Twitter: @seinfrace
Facebook: www.facebook.com/SeinfraCE

 

Sabrina Lima
Gestor de Células/Secretarias

 

Coordenadoria de ImprenGoverno do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466-4898