Governos Federal e Estadual celebram Plano Diretor de Irrigação do Ceará

2 de setembro de 2015 - 20:24

A 22º Semana Internacional da Fruticultura, Floricultura e Agroindústria (Frutal 2015) foi aberta na noite desta terça-feira (01) pelo presidente do Instituto Frutal, Jânio Olinda, na presença do secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, e do secretário adjunto, Euvaldo Bringel. Durante a solenidade foi assinado entre o Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional (MI), e Governo do Estado, através da Secretaria da Agricultura, Pesca e Aquicultura (Seapa), o termo de cooperação técnica para elaboração do Plano Diretor de Irrigação do Estado do Ceará. O documento foi assinado pelo secretário Interino de Irrigação do Ministério da Integração Nacional, Antônio Carvalho Feitosa; o secretário-chefe de Gabinete do Governo do Estado do Ceará, Élcio Batista; e o secretário da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit.

 

Durante a solenidade no Centro de Eventos do Ceará (CEC), o secretário Osmar Baquit destacou a importância do Plano como “um importante instrumento no combate a seca no Estado, já que visa de reorganização das áreas de cultivo no Ceará. O Plano Diretor será fundamental nesse processo”, destacou o gestor da Seapa. Segundo o secretário adjunto, Euvaldo Bringel, a elaboração do Plano será liderada pela Seapa, e envolverá todas as instituições que fazem o desenvolvimento da irrigação no Ceará e as câmaras setoriais de Fruta, de Flores, de Leite, por exemplo. “O projeto será financiado pelo Banco Mundial, através do Programa Interáguas, e terá uma importância fundamental no delineamento de políticas públicas para a irrigação no Estado”, ressaltou.

O Plano diretor de Irrigação do Ceará identificará quais as áreas que tem atualmente dificuldade de irrigação, quais as que ainda tem disponibilidade de serem ampliadas, qual a recomendação em relação a substituição de equipamentos, qual a região está consumindo mais água que o necessário e onde pode-se economizar água. A partir do Projeto também está prevista a criação de uma nova fronteira agrícola na região do Cariri, a partir da Transposição Rio São Francisco. A previsão do Governo Federal é que as obras sejam concluídas em dezembro de 2016. “É fundamental que se combine água, solo e infraestrutura para termos segurança no setor de agricultura irrigada”, destacou o secretário Antônio Carvalho Feitosa.

 

Além da assinatura do Plano Diretor de Irrigação, o primeiro dia da Frutal 2015 contará com palestras, mesas redondas, painéis de discussão, seminários e cursos técnicos ministrados por especialistas e palestrantes nacionais e internacionais. Entre os destaques, a palestra “Geração Fotovoltaica no Meio Rural” e “Bombeamento para Sistemas Isolados no Meio Rural através da Geração Fotovoltaica”, cuja tecnologia proveniente de Portugal será apresentada na ocasião. Também serão ofertadas oficinas de flores e plantas, que ensinam como fazer arranjos florais e cuidar das plantas.

 

O secretário Osmar Baquit também destacou a importância da realização do Frutal. “O evento representa a possibilidade de parceria no Brasil como um todo de novas tecnologias no setor de agronegócio. Além da interação entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria, e diversos órgãos e de conhecermos o que está sendo feito no Estado para o setor e conhecer o que ainda deve ser feito em investimentos para o setor”, reforçou.

 

A solenidade foi encerrada pelo secretário do Gabinete do Governo, Élcio Batista, que reforçou as ações da gestão do Governo do Ceará no combate a estiagem. “Aproveitando o momento em que se discute esse período de estiagem, é importante salientar as grandes potencialidades que temos no nosso Estado e destacar e que temos toda a capacidade institucional para fornecer aos grandes, médios e pequenos produtores”, conclui.

 

Frutal 2015

A edição deste ano prossegue até quinta-feira (17) e tem como tema central a otimização do uso da água na produção agrícola. Durante os três dias de evento, serão discutidos, junto com os eventos paralelos INOVAGRI International Meeting e Global G.A.P Tour 2015, temas relacionados à irrigação, formas eficientes do uso da água, reutilização da água, boas práticas agrícolas e outros temas relacionados. Serão abordados também a importância dos processos de dessalinização da água do mar e a transposição do Rio São Francisco.

 

A Frutal visa levar aos produtores do estado as melhores tecnologias voltadas para a produção. São esperados produtores de frutas, flores, hortaliças e afins vindos de todo o estado e de outras regiões do país para participar, além da programação técnica, da XXVII Agroflores e das rodadas de negócios, que acontecerão entre 14 horas e 21 horas durante os três dias do evento. Com 180 estandes confirmados, a Frutal 2015 espera movimentar R$ 12 milhões em negócios. São esperados mais de 30.000 visitantes, incluindo pessoas de outros estados e de fora do país.

 

 

02.09.205

Assessoria de Imprensa da Seapa
Julyana Silveira ( julyana.silveira@seapa.ce.gov.br / 85 3141.0561)

Assessoria de Imprensa da SEAPA

Julyana Silveira Campos (julyana.silveira@seapa.ce.gov.br / 85 3241.0561)

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898