SSPDS apresenta dados de CVLI em agosto

3 de setembro de 2015 - 16:23

O Estado do Ceará acumula 329 vidas salvas de janeiro a agosto deste ano, permanecendo com a redução de 11,1% nos primeiros oito meses do ano, se comparados com o mesmo período de 2014, nos números de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – que englobam homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Em agosto, os dados apresentaram aumento de 15,6% em relação ao mesmo mês do ano passado. Os resultados foram divulgados durante a reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida” da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), nesta quinta-feira (3), com a presença da governadora em exercício Izolda Cela, na sede da Secretaria, em Fortaleza.

R MVS6570“Percebo as ações integradas entre as forças e o esforço em trabalhar em conjunto para a melhoria da Segurança Pública do nosso Estado. Mais que integrar, temos de reforçar as boas práticas e analisar o que está sendo falho. Muito ainda há o que ser feito e é por isso que estamos nos reunindo aqui, para que possamos intensificar todas ações e que tenhamos um Ceará cada vez mais pacífico”, ressaltou Izolda Cela. A referência feita pela governadora em exercício foi o centro do debate entre os comandantes, oficiais e autoridades para a identificação dos motivos da alta de 15,6% em agosto. Foram 356, em 2015, contra 308, em 2014.

Entre os pontos levantados pelos responsáveis da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros pelas 18 Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Ceará, estão o elevado número de crimes com mais de uma vítima no período. Neste mês, ocorreram 14 ocorrências com mais de um óbito. Duas delas somaram cinco vítimas cada. “São números expressivos. Por isso, a importância de nossas reuniões periódicas para que encontremos as causas e saná-las ao máximo. De qualquer maneira, obtivemos bons resultados a partir das investigações e ações integradas, resultando em importantes prisões e apreensões em todo Estado”, destacou o secretário Delci Teixeira, da Segurança Pública e Defesa Social.

R MVS6544Além disso, foi apontado também pelos policiais o fato de agosto de 2014 ter sido o mês com o menor número de CVLIs em todo o ano passado. Além de ter sido o mês em que teve início a queda nos Crimes Violentos Letais Intencionais, após a implantação do Programa Em Defesa da Vida. Entre os pontos positivos ressaltados figura a rápida resolução dos inquéritos pela Polícia Civil e o trabalho em conjunto realizado com outras forças de segurança e entidades judiciais.

Mortes nas estradas caem 27%
Durante a reunião também foram apresentadas estatísticas sobre a atuação da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), após a intensificação da fiscalização e o início da atuação do Batalhão de Divisas nas estradas que fazem fronteira com Pernambuco. O número de acidentes com vítimas fatais em rodovias estaduais no mês de agosto caiu 10%, se comparado com o mesmo mês do ano anterior. Foram 40 óbitos, em agosto de 2014, e 36, no mês passado. No acumulado de 2015, a redução é ainda maior – 27%, passando de 359 vítimas fatais para 261.

O número total de acidentes, em agosto, foi de 244, enquanto no mesmo mês do ano passado foi de 284, representando uma queda de 14,1%. Nos oito primeiro meses de 2015, aconteceram 2.013 acidentes, enquanto no mesmo período de 2014, foram 2.361, uma diminuição de 15%. A apreensão de veículos, no mês passado se comparado com o agosto de 2014, teve alta de 44,4%, passando de 3.296 para 4.761. No acumulado do ano, passou de 23.456, em 2014, para 33.564, em 2015.

Na reunião, estiveram presentes ainda os servidores através de videoconferência, transmitindo imagens das corporações de cinco cidades do Interior (Sobral, Crateús, Quixadá, Russas e Juazeiro do Norte), além dos comandantes das vinculadas – Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense –, além de cerca de 60 profissionais das forças de segurança.

03.09.2015

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

Fotos: Marcos Studart / Governo do Ceará

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / 85 3466.4898