Sesporte anuncia início dos Jogos Escolares da Juventude no Ceará

3 de setembro de 2015 - 18:19

Os Jogos Escolares da Juventude terão a disputa de 13 modalidades e contarão com participação de 3900 atletas de 27 delegações de todo o Brasil e uma da Argentina. Uma coletiva de impensa realizada na manha desta quinta-feira (3), na sede da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), com participação do secretário de Esportes, Jeová Mota, organizadores e renomados atletas olímpicos marcou o início da competição, que acontece entre os dias 3 e 12 de setembro. A cerimônia de abertura também acontece também na quinta, às 18h, no Ginásio Paulo Sarasate. 


O secretário de Esportes, Jeová Mota, demonstrou satisfação pelo Estado sediar um evento de tal porte. “Quero dizer que o Ceará nesse período de 3 a 12 de setembro é a capital dos jogos da Juventude. O governador Camilo Santana pediu para avisar que está muito feliz com essa oportunidade e quero que saibam que estamos de braços abertos para receber esses jovens de muito futuro”, disse.

R ARI6971

O gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, elogiou os equipamentos do Estado para a realização do jogos. “Com esses dois equipamentos, o Centro de Formação Olímpica do Nordeste, o maior da América Latina, e o Centro de Eventos do Ceará, conseguimos abranger nove das 13 modalidades. Quero agradecer o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza por todo o esforço. Entendemos a dificuldade de lidar com um evento dessa magnitude, trabalhando com crianças, o que requer uma atenção maior. Quero também dizer que o evento terá uma temática voltada para a igualdade, por isso o uniforme oficial cor de rosa, pois vestimos essa causa”, disse.

 

Durante a coletiva, Edgar Hubner anunciou que, a partir dos jogos, serão escolhidas as equipes que estarão representando o Brasil nos jogos Sul-Americanos Escolares em dezembro, em Assunção (Paraguai). Também serão selecionados 64 atletas de judô para fazer um camping em Pindamonhangaba (SP) em 2016, custeado pelo Comitê Olímpico; 40 atletas de vôlei serão escolhidos para uma temporada de treinos em Saquarema (RJ); e pela primeira vez será montada a Seleção Brasileia Escolar de Basquete, com 24 alunos. Entre os nomes de peso que marcarão presença, foram anunciadas as vindas de Nalbert, campeão olímpico de vôlei em Atenas 2004, e Karen Jonz, tetracampeã mundial de skate.

O veterano maratonista Vanderlei Cordeiro, medalha de bronze em Atenas em 2004, destacou a importância da prática de atividades físicas para o desenvolvimento humano. “É uma honra participar desse grande time de embaixadores desse evento. Foi na escola que cresci como pessoa e o esporte tem um poder de transformação muito grande, tem poder de inclusão social. Estou à disposição para retribuir a tudo o que o esporte trouxe para a minha vida. Vamos nos permitir sonhar para que essa transformação aconteça, os Jogos Escolares, o Governo Federal, o Governo Estadual, deem toda essa estrutura para que possamos um dia se tornar uma grande potência olímpica e estamos muito perto disso”, disse.

 

R ARI7013Participaram também da coletiva os atletas Luciano Correa (campeão mundial de judô), Joana Maranhão (medalhista em Toronto 2015, na natação), Antoine Jaoude (lutas), Luiz Henrique Dias dos Santos (badminton), Luisa Harumi Matsuo (ginástica rítmica), Ana Paula Casetta (ciclismo) e Lígia Silva (tênis de mesa), além do vice-presidente da Coca-Cola Brasil para as Olimpíadas do Rio de Janeiro 2016, Flávio Camelier.

 

 Jogos Escolares da Juventude

 

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. As disputas são nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

 

Esta é a segunda vez que o Ceará sedia os Jogos Escolares da Juventude, anteriormente recebeu o evento em 2010.

 

03.09.2015

Thiago Sampaio
Repórter / Célula de Reportagem

Fotos: Ariel Gomes / Governo do Ceará

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ (85) 3466.4898