Instaladas primeiras catracas eletrônicas da Linha Sul do Metrô de Fortaleza

3 de setembro de 2015 - 22:02

As primeiras catracas eletrônicas da Linha Sul do Metrô de Fortaleza já estão em fase de implantação na Estação Chico da Silva, no bairro Moura Brasil (acesso em frente ao Cemitério São João Batista). Foram contratadas 200 no total e as estações subterrâneas serão as primeiras a receber os equipamentos. Nesta quinta-feira (3), o secretário das Cidades, Lúcio Gomes, acompanhou a instalação dos equipamentos, durante primeira visita como secretário às obras e equipamentos sob gestão da Metrofor.

Acompanhado do presidente da Metrofor, Eduardo Hotz, e por demais diretores da estatal, Lúcio percorreu todo o trajeto da Linha Sul, realizou paradas técnicas para conhecer detalhes dos projetos em andamento, e finalizou a visita no Pátio de Manutenção Vila das Flores, em Pacatuba.

Logo no início do percurso, na estação Chico da Silva, o secretário acompanhou a instalação das primeiras catracas eletrônicas do metrô de Fortaleza. Até o fim do ano, o sistema de bilhetagem eletrônica estará em funcionamento – um avanço tecnológico necessário para a futura integração das passagens entre metrô e ônibus. Com ele, os bilhetes de papel serão gradativamente substituídos por cartões eletrônicos recarregáveis.

Em seguida, a equipe de gestores da Metrofor visitou as estações José de Alencar e Benfica – ambas subterrâneas – antes de seguir para o canteiro de obras do Viaduto Padre Cícero, no bairro Benfica. O trecho leste do projeto será entregue até o fim do ano. “A questão das desapropriações nessa área está praticamente resolvida. Faltam quatro casas e a questão já está equacionada, faltando apenas a remoção. E agora temos uma previsão confiável de entregar até o final do ano. Esse é um benefício que a população vai sentir”, destacou Lúcio.

O trecho leste do projeto permitirá acessos entre a Rua Padre Cícero e a Avenida José Bastos. Um alça elevada dará acesso para quem trafega na José Bastos e deseja entrar na Padre Cícero. No sentido contrário, o acesso será garantido por uma alça de nível. Após esta etapa da visita, os gestores da Metrofor visitaram as obras da estação Juscelino Kubistchek e seguiram de metrô até o Pátio de Manutenção Vila das Flores – lugar onde os VLTs da Linha Oeste e trens elétricos da Linha Sul passam por manutenções corretivas e preventivas.

“Essa é uma excelente oportunidade para o secretário, que assumiu a pasta há pouco tempo, ver no detalhe todas as vantagens e qualidades do projeto da Linha Sul, incluindo as que estão implantadas e as que estão em implantação. Temos 18 estações funcionando, duas estações em obras e algumas obras viárias complementares”, avaliou Eduardo Hotz, ao fim da visita. Além Lúcio, Hotz e diretores da Metrofor, estavam na equipe o secretário executivo da Secretaria das Cidades, Ronaldo Borges, e o secretário adjunto da pasta, Quintino Vieira.?

03.09.2015

Assessoria do Metrofor
Pedro Alves

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ (85) 3466.4898