Cerimônia dá início a Jogos Escolares da Juventude em Fortaleza

4 de setembro de 2015

Em cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (3), no Ginásio Paulo Sarasate, delegações de 26 estados brasileiros – exceção feita ao Acre –,  além de equipes de Fortaleza, cidade-sede do evento, e da Argentina, país convidado, foi declarado aberto o torneio Jorgos Escolares da Juventude (12 a 14 anos).

 

A abertura da competição nacional contou ainda com atletas olímpicos e pan-americanos, que, juntamente com Ginga, mascote do Time Brasil nas Olimpíadas de 2016, iniciaram um breve revezamento que seguiu até o acendimento da pira. Na ocasião, as delegações ouviram de Élcio Batista, secretário chefe de Gabinete do Governador e representante do governador Camilo Santana, a sentença de início das disputas que seguem até o dia 12 de setembro na Capital.

 

A cerimônia teve ainda a presença de observadores internacionais, capitaneados pelo secretário do Esporte do Estado, Jeová Mota. “É um prazer ver o futuro do Brasil engrandecendo o esporte em Fortaleza. Tenho a confiança que daqui sairão atletas que levarão nossa bandeira ao lugar mais alto do pódio”, garantiu o secretário do Esporte, Jeová Mota.

 

Os Jogos Escolares da Juventude são o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. As disputas são nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei.

 

Esta é a segunda vez que o Ceará sedia os Jogos Escolares da Juventude, anteriormente recebeu o evento em 2010.

 

 

Equipamentos

Uma coletiva realizada na manha desta quinta-feira (3), na sede da Secretaria do Esporte do Ceará (Sesporte), com participação do secretário de Esportes, Jeová Mota, organizadores e renomados atletas olímpicos marcou o início da competição, que acontece entreos dias 3 e 12 de setembro. A cerimônia de abertura acontece também na quinta, às 18h, no Ginásio Paulo Sarasate.

 

Na ocasião, o gerente geral de Juventude e Infraestrutura do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e diretor Geral dos Jogos Escolares da Juventude, Edgar Hubner, elogiou os equipamentos do Estado para a realização do jogos. “Com esses dois equipamentos, o Centro de Formação Olímpica do Nordeste, o maior da América Latina, e o Centro de Eventos do Ceará, conseguimos abranger nove das 13 modalidades. Quero agradecer o Governo do Estado do Ceará e a Prefeitura Municipal de Fortaleza por todo o esforço. Entendemos a dificuldade de lidar com um evento dessa magnitude, trabalhando com crianças, o que requer uma atenção maior. Quero também dizer que o evento terá uma temática voltada para a igualdade, por isso o uniforme oficial cor de rosa, pois vestimos essa causa”, disse.

 

Durante a coletiva, Edgar Hubner anunciou que, a partir dos jogos, serão escolhidas as equipes que estarão representando o Brasil nos jogos Sul-Americanos Escolares em dezembro, em Assunção (Paraguai). Também serão selecionados 64 atletas de judô para fazer um camping em Pindamonhangaba (SP) em 2016, custeado pelo Comitê Olímpico; 40 atletas de vôlei serão escolhidos para uma temporada de treinos em Saquarema (RJ); e pela primeira vez será montada a Seleção Brasileia Escolar de Basquete, com 24 alunos. R ARI7013Entre os nomes de peso que marcarão presença, foram anunciadas as vindas de Nalbert, campeão olímpico de vôlei em Atenas 2004, e Karen Jonz, tetracampeã mundial de skate.

 

 

04.09.2015

 

Assessoria de comunicação:
Eduardo Buchholz (Sesporte) – (85) 9 8732-1976
Christian Dawes (COB)- (85) 9 9251-9927

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ (85) 3466.4898