Teatro Carlos Câmara apresenta espetáculos gratuitos de dança, música e peças temáticas

9 de setembro de 2015 - 20:10

Teatro Carlos Câmara apresenta nesta quarta, quinta e sexta-feira, às 19h, espetáculos cearenses de dança, música e teatro, no domingo é a vez de conferir por lá atividades infantis com teatro de bonecos, às 10h. Toda a programação será gratuita.

 

O espetáculo “Entre Penas e Contas”, do Oré Anacã – Grupo de Dança Popular da UFC, será o primeiro a se apresentar, nesta quarta-feira, 09/9, às 19h. A montagem reúne 11 coreografias, com o objetivo de sintetizar as sensações estéticas e gestuais de danças e festas que compõem grandes manifestações de influência étnica negra e indígena. Boi Bumbá, Siriri, Carimbó Santarenho, Bumba meu Boi, Afoxé, Maracatu Pernambucano, Frevo, Congado Mineiro, Reisado, Caboclinho de Recife e Lundu Marajoara compõem o espetáculo.

 

Pixinguinha no Teatro

Outra atividade que integra a programação 2015.2, do Carlos Câmara, nesta segunda semana de setembro e pode ser conferida na quinta-feira, 9/9, também às 19h, é o espetáculo de Música com a Orquestra Transversal da UECE. Com um repertório composto por obras de Pixinguinha, Ernesto Nazareth, Tom Jobim e Luiz Gonzaga, a Orquestra traz flautas, violões e percussão, apresentando o estudo, a execução e a divulgação de repertório camerístico barroco, clássico e de linhas contemporâneas, bem como a música brasileira, popular e erudita.

 

Sexta-feira de Tetro

A companhia do batente, apresenta nesta sexta-feira, 11/9, às 19h, a peça “O
o rei dos pés inchados”, inspirado na Tragédia de Sófocles cujo título é “Edipo Rei”. O Espetáculo faz uma abordagem contemporânea da referida tragédia, utilizando-se de uma linguagem dinâmica. A peça mantém o enredo sofocliano, porém desenvolvido em forma de teatro de arena, com incursões da técnica dos atores-narradores que conduzem a fábula ao som de música eletrônica, rock, funk, rompendo com os tons declamatórios comuns em montagens teatrais que utilizam textos clássicos. A peça leva texto e direção de Thiago Teixeira.

 

Domingo com as crianças no Teatro Carlos Câmara

Agora aos domingos a Secretaria da Cultura do Ceará oferece mais um espaço para a arte e cultura, em atividades infantis gratuitas que envolvem teatro, mamulengos, circo, contação de histórias e muito mais. Trata-se do “Domingo com as Crianças” no Teatro Carlos Câmara, a partir das 10h.

 

Neste dia 13/9, será a vez de conferir “A menina do Chapéu Vermelho”, uma adaptação de Ivanildo Bibi e Renato Severo, do Grupo Bonecos & Cia, que usa as técnicas de manipulação direta e luva, balcão e tenda. Tendo o intuito de mostrar nesta versão todo o drama da menina de maneira que o público possa sentir-se mais próximo de todas as aventuras vividas pelos personagens. Nesta versão o grupo mergulha nas tradições cearenses para recontar a história que provavelmente já foi ouvida por nossos avós.

 

A programação completa de setembro no Teatro Carlos Câmara você encontra aqui: http://issuu.com/secultceara/docs/programa_semanal_tcc_7ce2e7cd711727

 

* Fotos: Divulgação.

 

:. Teatro Carlos Câmara – Programação semanal – 9 a 13 de setembro

 

DANÇA
ENTRE PENAS E CONTAS
Grupo de Dança Popular Oré Anacã
09/09 – quarta-feira – 19h

 

MÚSICA
ORQUESTRA TRANSVERSAL DA UECE
10/09 – quinta-feira – 19h

 

TEATRO
O REI DOS PÉS INCHADOS
CIA DO BATENTE
11/09 – sexta-feira – 19h

 

ATIVIDADES INFANTIS
A Menina do Chapéu Vermelho
Bonecos & Cia
13/09 – domingo – 10h
———————
Acesso gratuito

 

::SERVIÇO:

Teatro Carlos Câmara (R. Senador Pompeu, 454. Centro)
Quarta, quinta e sexta-feira| Dias 9, 10 e 11/9.

19h

Domingo, 13/9, às 10h.

Gratuito

 

 

09.09.2015

 

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
85 3101.6761 / 85 8699-6524 – Dalwton Moura / secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de Imprensa – Casa Civil