Limoeiro do Norte: Izolda Cela visita escola agrícola e cita possível ampliação de parceria

9 de setembro de 2015 - 16:41

“Assim como o Piamarta influenciou no meu futuro, hoje tenho a chance de fazer o mesmo com os jovens que estão aqui. Tanto na questão pessoal, como na pedagógica e profissional. É uma experiência muito gratificante”, relatou Sandra Carla, 25, coordenadora do curso técnico em Agropecuária da Escola Agrícola Padre Lino Gotarddi, em Limoeiro do Norte, que pertence ao Centro Educacional da Juventude Pe. João Piamarta. Há apenas seis anos, Sandra era uma das alunas do curso.  

Na manhã desta quarta-feira (9), a governadora em exercício Izolda Cela visitou o espaço acompanhada de uma comitiva formada pelo secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Josbertini Clementino, da defensora-geral do Estado, Andréa Coelho, da promotora de Justiça Antônia Lima Souza, da 7a promotoria da Infância e da Juventude, e de coordenadores do Piamarta.

“Viemos conhecer o trabalho desta grande rede e que tem uma atuação muito significativa com crianças e jovens. Foi uma visita muito importante para vermos de perto o potencial do espaço e a possiblidade de implantarmos novas ações em parceria com o Estado”, disse Izolda Cela.

R fazenda
Para a governadora em exercício, que visitou o local por cerca de duas horas e conversou com professores e alunos, o trabalho que o Piamarta realiza em Limoeiro do Norte é “muito inspirador”. “A gente se sente muito bem em um espaço que promove o desenvolvimento de jovens por meio da educação. Temos a expectativa de expandirmos ações dessa natureza, que tem um vínculo da educação com uma formação técnica e profissional”, afirmou Izolda Cela.

O secretario Josbertini Clementino citou que o Estado já atua em parceria com o Piamarta em projetos realizados na Capital. “Fiquei muito animado com a estrutura que temos aqui em Limoeiro e temos boas perspectivas para ampliação da parceria com o Governo”, citou.

R fazenda 03Atualmente, a escola agrícola recebe quatro turmas (duas pela manhã e duas à tarde) do curso técnico em Agropecuária, com cerca de 20 alunos cada. No local, que tem 250 hectares, os estudantes têm aulas teóricas e práticas em laboratórios e na criação de bovinos, caprinos e ovinos. Além disso, a fazenda conta com plantação e milho e diversos tipos de verduras.

De acordo o diretor-geral do Piamarta no Ceará, padre Ivo Nardelli, a escola agrícola de Limoeiro do Norte já teve 250 alunos, sendo 100 deles residentes do local. Os quartos, que atualmente estão desativados, podem receber entre 100 e 150 residentes.  

09.09.2015

Thiago Cafardo
Porta-voz / Governador

Fotos: Carlos Gibaja / Governo do Ceará

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898