Maior navio sísmico do mundo realiza pesquisa na Bacia do Ceará

9 de setembro de 2015 - 13:21

A Bacia do Ceará, a partir deste mês de setembro, é cenário de uma pesquisa que visa avaliar se o subsolo marítimo cearense possui potencial para explorar e produzir petróleo e gás. O maior navio sísmico do mundo (Ramform Atlas) deve examinar mais de 7.000 km² da costa marítima cearense. De acordo com o diretor de desenvolvimento e infraestrutura operacional da Cearáportos, Waldir Frota, o estudo, que está sendo realizado pela primeira vez no estado,  é muito importante, principalmente se os resultados forem positivos.

 

Rsísmico1A pesquisa sísmica é feita através da emissão de ondas sonoras em direção ao fundo do mar, que voltam refletidas para a superfície indicando se as estruturas existentes no subsolo marítimo tem condições e quantidades suficientes de óleo e gás para o aproveitamento. O estudo foi solicitado pela pelas empresas Chevron, Exxon, Premier Oil e Total, responsáveis pela operação dos cinco blocos da Bacia do Ceará adquiridos na 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional do Petróleo – ANP, no ano de 2013.

 

 

Rsísmico2O Terminal Portuário do Pécem, por causa da  infraestrutura adequada oferecida (profundidade, berços, equipamentos e área),  foi escolhido pela embarcação como ponto de apoio para a realização do estudo.  Atualmente, o terminal portuário cearense vive um momento importante no cenário internacional por causa da segunda etapa de expansão do  Terminal de Múltiplo Uso (TMUT), que irá quintuplicar a capacidade de movimentação de carga, da sua localização estratégica e desponta como um forte candidato a receber um Hub de cargas a nível nacional, principalmente depois da ampliação do Canal do Panamá e da construção do Canal da Nicarágua.

 

 

 

 

Foto aérea: José Wagner / Fotos atracadas: Arquivo Cearaportos

 

 

 

 

09.09.2015

 

Marco da Escóssia
Assessor de Imprensa da Secretaria de Infraestrutura
85 98898.4318 / 85 3216.3764
marco.escossia@seinfra.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
(85) 3466.4898