Centec oferta curso gratuito de modelagem de calçados em Juazeiro do Norte

10 de setembro de 2015 - 19:30

O Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) vem realizando, desde o mês de abril, capacitações gratuitas voltadas ao setor calçadista da região do Cariri. O curso de Modelagem de Calçados acontece na Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec) Cariri, localizada na cidade de Juazeiro do Norte. Já foram atendidos mais de 50 alunos em módulos teóricos e práticos.

 

Uma nova turma do primeiro módulo – sobre sketch e modelagem 2D – acontecerá na Fatec Cariri e as pré-inscrições estão abertas até o dia 28 de setembro. Os interessados devem ir ao Centro Multifuncional do Cariri portando um documento de identificação oficial com foto. A capacitação é gratuita.

 

Composto por três módulos de 40 horas cada, a qualificação tem o objetivo de capacitar trabalhadores e empreendedores de micro e pequenas empresas do setor calçadista, aprimorando o processo de fabricação de calçados no Ceará, com foco no Sistema CAD/CAM (Sistemas Integrados de Produção Visando Prototipagem Rápida).

 

R3O CAD/CAM é uma tecnologia de produção industrial assistida por computador que tem o objetivo de facilitar a manufatura, garantindo melhor qualidade e precisão técnica dos produtos. Por meio de simulação em realidade virtual, o Sistema permite automatizar e aprimorar a produção.

 

O primeiro módulo do curso aborda sketch e modelagem 2D, enquanto o segundo foca em atividades práticas de modelagem básica em forma. O terceiro e último módulo, que acontecerá em novembro, abordará sketch e modelagem 3D.

 

O empresário Antônio Morais, 25 anos, já participou dos dois módulos realizados. Ele trabalha no comércio calçadista com a própria empresa, a Mizom, e diz ter buscado no curso uma oportunidade de garantir uma melhor capacitação e de estabelecer sua rede de contatos no setor.

 

“Para mim, é importante reunir as pessoas responsáveis por essa indústria, para fortalecer a região”, diz Antônio. “E minha participação no curso foi muito proveitosa. Acredito que temos sempre que estar nos reciclando, praticando e melhorando”, aponta o empreendedor.

 

Para a professora do curso, Kayrena Melo, a capacitação cumpre um importante papel na profissionalização e no desenvolvimento do setor calçadista da região do Cariri. “Estamos investindo para que os profissionais conheçam ferramentas que tornem o processo de produção mais rápido e barato”, diz.

 

“Isso é bom também para pequenos produtores que não tenham conhecimento técnico, pois o curso auxilia na criação de um produto diferenciado e até a alavancar vendas”, ressalta Kayrena, que também destaca a exclusividade do curso na região: “E a nossa capacitação é única no Cariri, por trabalhar com rendering e modelagem 3D”.

 

O curso é uma ação do Centro Multifuncional do Cariri (CMC), equipamento gerenciado pelo Instituto Centec, por meio de parceria com a Secretaria de Cidades do Governo do Estado do Ceará e financiamento do Banco Mundial (Projeto Cidades do Ceará: Cariri Central). Outras informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone (88) 3512.4395 ou através do e-mail kayrena@centec.org.br.

 

 

Serviço

O que: Curso gratuito de Modelagem Calçadista – Módulo I.
Pré-inscrições: Até dia 28 de setembro, portando documento com foto.
Onde: Centro Multifuncional do Cariri, em Juazeiro do Norte. (Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, s/n, Bairro Matriz).
Telefone: (88) 3512-5933.

 

 

 

10.09.2015

 

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa do Instituto Centro de Ensino Tecnológico
85 3066.7030 | 99949.1534
carol@centec.org.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898