Izolda Cela e Tereza Campelo entregam 723 diplomas aos formandos do Pronatec em Tauá

10 de setembro de 2015 - 10:48

A governadora em exercício Izolda Cela participou, nesta quarta-feira (9), juntamente com a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campelo, da formatura dos 723 concludentes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), em Tauá, na região dos Inhamuns. Na ocasião, foram entregues os diplomas para áreas de saúde, gestão e negócios, turismo, hospitalidade, gastronomia, infraestrutura, artes, beleza, moda, informática, produção alimentícia, transporte e recursos naturais.

 

Rpronatec5A ação, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, tem técnicos em diversas áreas de produção, tecnologia, indústria, confecção e serviços em geral. No Ceará, já foram realizadas 290 mil matrículas, entre cursos técnicos e de formação inicial e continuada. “Estamos oferecendo mais que uma formação. Estamos garantindo mais oportunidade, emprego e renda. O Pronatec é, atualmente, o maior programa federal na capacitação de jovens e adultos. Muitos são os fatores para que se alcance a vida digna e plena, mas tenho certeza que um dos pilares fundamentais é a inserção no mercado de trabalho. Que essa seja a primeira de muitas conquistas de todos você. Isso é muito importante para vocês e suas famílias, para suas comunidades e município onde moram, repercutindo no Estado e no País. Parabéns a todos os formandos.”, destacou Izolda Cela.

 

Com objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, o Pronatec está formando sua quarta turma em Tauá, somando mais de 8 milhões profissionais matriculados pelo Programa em todo o Brasil. Os cursos, financiados pelo Governo Federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da rede federal de educação profissional, científica e Rptonatec4tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica.

 

Segundo a ministra Tereza Campelo, a formação de excelência dos cursos é importante para capacitar profissionais de destaque, valorizando o mercado de trabalho brasileiro. “Uma alegria muito grande estar aqui para formar esses novos trabalhadores e empreendedores. Vale a pena ter esse dia como um momento de vitória e conquista. Muitos trabalham de dia e estudam a noite para ter uma formação de qualidade. Por isso, aproveito para destacar que essa vitória não é só dos formandos, mas também do Brasil. Precisamos ter mais pessoas capacitadas e destacadas para termos um desenvolvimento ainda mais sustentável e rentável”, salientou a ministra.

 

Rpronatec1Para a concludente Ana Paula Vital, de 21 anos, que fez os cursos de promotoria de vendas e organização de eventos, o Programa traz agora uma oportunidade maior para entrar no mercado de trabalho. “Sinto-me realizada por ter sido uma aluna do Pronatec, pois através do Programa pude me qualificar e especializar para aquilo que sempre quis fazer. Sou uma das únicas que fiz dois cursos técnicos por saber da importância que tem uma boa capacitação. Sou sempre grata a tudo que me foi oferecido”, falou emocionada a formanda.

 

Durante a cerimônia, estiveram presentes também p secretário Josbertini Clementino (Trabalho e Desenvolvimento Social), deputado federal Domingos Neto, deputado estadual Odilon Aguiar e a prefeita Patrícia Aguiar, além de secretários, vereadores e prefeitos da região.

 

 

O que é o Pronatec?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 11.513/2011, busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

 

Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o SENAI, SENAT, SENAC e SENAR. A Partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a ser ofertantes dos cursos do Programa.

 

 

Marcos Studart / Fotógrafo / Governo do Ceará

 

 

10.09.2015

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898