Cultura nordestina é celebrada por artistas cearenses no Theatro José de Alencar

10 de setembro de 2015 - 13:14

 

O Theatro José de Alencar, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, recebe nesta quinta-feira (10), às 19h30, uma atração especial para celebrar a cultura nordestina. Trata-se da Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte (do Ceará), que realizará show com participação dos artistas Waldonys e Quarteto Cearense.

 

O repertório da noite será eclético, com canções nacionais e internacionais, passando pelo erudito e ritmos mais dançantes como jazz, forró, samba, valsa e outros. Segundo Zé do Norte, o público pode esperar uma noite de grandes encontros. “Eu quero fazer uma grande festa com todos, para oferecer ao público um show dinâmico, com uma novidade atrás da outra, pra ninguém ficar cansado”, explica Walter Medeiros, um dos idealizadores da Orquestra Sanfonas do Ceará.

 

Acompanhado ainda pela cantora Cida Olimpio, que integrará com sua bela voz as apresentações da Orquestra, o espetáculo tem por objetivo aproveitar um dos palcos mais emblemáticos da programação cultural cearense para lançar os acordeonistas.

 

 

Sobre Zé do Norte do Ceará

 

Em 1980, José Lásaro Rodrigues Santos deixou Madalena, município de Quixeramobim, para vir a Fortaleza estudar no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno. Filho de acordeonista, Zé do Norte transformou gosto pelo instrumento em carreira. Em sua trajetória, o sanfoneiro acompanhou artistas como Fagner, Amelinha e Belchior. Tornou-se produtor musical e assessorou mais de mil artistas na produção de discos pelo País. Acumula viagens pela Europa, com trabalhos solo, e participações em festivais de música, como o Festival de Camocim. Tem dois discos gravados, “Entre amigos” e “Zé do Norte do Ceará Instrumental”.

 

 

Sobre a Orquestra Sanfonas do Ceará

 

Criada em 2011, a Orquestra Sanfonas do Ceará é a primeira iniciativa do gênero em nosso Estado. A sonoridade do grupo resulta do misto de sanfonas, bateria, baixo, zabumba, pandeiro e triângulo. No total, 14 instrumentistas apresentam peças arranjadas por Adelson Viana, Zé do Norte, Netinho do Ceará e Alves Nascimento. Entre outros destaques na trajetória da Orquestra, constam apresentações com artistas de fama nacional, como Chico César, As Chicas e Fausto Nilo, nas comemorações juninas da Prefeitura Municipal de Fortaleza de 2015. Também passaram pela casa de shows Kukukaya.

 

José Lásaro Lôbo nasceu na cidade de Madalena no estado do Ceará em 1962. Filho de Maria José Rodrigues e Abdon Lobo dos Santos agricultor e sanfoneiro. Lásaro conhecido entre amigos e familiares por Zé do Norte, aprendeu a tocar sanfona aos nove anos, vendo seu pai e irmãos tocarem. Em 1980 já com 17 anos vem para Fortaleza onde inicia sua carreira musical tendo aulas de piano, fez até o quinto ano de piano em um curso livre no Conservatório de música Alberto Nepomuceno, pertenceu a várias bandas tocando na noite de Fortaleza e em outros estados. Acompanhou vários artistas de renome nacional entre eles: Fagner, Ednardo, Belchior, Amelinha, João do Vale, Miúcha e Dominguinhos e outros artistas da terra, Eugênio Leandro, Calé Alencar, Dílson Pinheiro, Kátia Freitas, Davi Duarte, Marcos Café, Chico Pessoa, Falcão, Mano Alencar e Isaac Cândido e Edmar Gonçalves. Em 1986 começou a gravar profissionalmente, em 2000 tornou-se produtor, com mais de 2000(dois mil) títulos produzidos, Zé do Norte fez músicas para a novela das seis (Tropicaliente) com parceria com Chico Pessoa, gravou som Brasil na Rede Globo com Ednardo e Belchior , Amelinha. Diretor Musical, Maestro e Arranjador de Festivais Canta Nordeste de Fortaleza e o Festival de Camocim de parceria com Arôdo Araújo, Compositor de EIBA RAMALHO, Chico Pessoa, WALDONVS e outros. Participou na gravação de vários programas de TV, como Ceará Caboclo, WIII Nogueira, Nordeste Cabloco. Gravou as trilhas sonoras; Som Brasil e da novela Global “Tropicaliente”.

 

Produziu cerca de 1000(mil) artistas populares e da MPB, fez pcatálogos para BMG, Ariola, Som Zoom, FORAL Music, Ultra Music. Participou do DVD Sanfonas Brasileiras em HOMENAGEM a Sivuca, produziu o CD com as inéditas de Luiz Gonzaga e João Silva. Em 2009 produziu o CD Marivalda Puro Sertão -50 anos de Vereda e caminhos. Zé do norte

 

 

:: SERVIÇO:

 

 

Theatro José de Alencar

 

Orquestra Sanfonas do Ceará e Maestro e Sanfoneiro Zé do Norte celebram a Cultura Nordestina em show nesta quinta-feira, 10 de setembro, às 19h30, no Theatro José de Alencar.

 

Ingressos: R$30 (inteira) e 15 (meia)

 

 

 

10.09.2015

 

 

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
85 3101.6761 / 85 8699-6524 – Dalwton Moura / secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil