Delegações internacionais avaliam treinamento para Olimpíadas no CFO

11 de setembro de 2015 - 16:00

Em visita ao Centro de Formação Olímpica (CFO) na manhã desta sexta-feira (11), o governador Camilo Santana, que estava  acompanhado do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, afirmou que delegações internacionais têm interesse de fazer seus períodos de adaptação para os Jogos Olímpicos de 2016 em Fortaleza. O equipamento, que é um dos maiores centros olímpicos da América do Sul, recebe até amanhã os Jogos Escolares da Juventude. No total, são cerca de quatro mil atletas de 13 modalidades.

 

Rcfo4“Fico feliz em ver todos esses jovens brasileiros usando um equipamento para além do treinamento de novos atletas, mas para a formação de cidadãos. O evento dos jogos Escolares também se faz importante para que possamos divulgar, ainda, este centro para o Brasil e para o mundo. Estive fora do País, entre outros motivos, divulgando o CFO para diversos países. Inclusive, já há o interesse das delegações em se instalar para adaptação dos jogos olímpicos de 2016”, destacou o Camilo Santana. A delegação japonesa é uma das que já sinalizaram que irão se preparar na capital cearense.

 

Rcfo9Os dirigentes e equipe técnica do COB avaliaram os alojamentos, ginásio de treinamento e de competições, campos com instalações, piscina olímpica, quadras, pista de BMX, entre outros equipamentos esportivos. “Este é um Centro espetacular e dos maiores que temos na América Latina. Deixo de público os meus parabéns ao Governo do Estado por essa obra extraordinária, pois certamente servirá para a preparação de veteranos e novos atletas internacionais e, principalmente, brasileiros. Com ele, damos uma maturidade ao Brasil e uma demonstração do Estado do Ceará a importância que é dado ao esporte”, salientou presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.

 

Rcfo7Camilo Santana citou a importância de utilizar os Jogos Escolares como evento teste para a inauguração do Centro de Formação Olímpica. “Estamos fazendo todos os testes iniciais de estrutura e funcionamento com a realização desses jogos. A previsão é de inaugurarmos o Centro completo em novembro. Já solicitei o apoio do presidente do COB, inclusive, do ponto de vista técnico, para que ele possa nos ajudar e colaborar neste desenho do funcionamento do equipamento”, reforçou o governador.

 

 

 

Rcastelão4Castelão e Centro de Eventos

 

Após a visita ao CFO, o governador Camilo Santana, o secretário do Esporte, Jeová Mota, e o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, foram até o gramado da Arena Castelão, que deverá receber treinamentos da seleção de futebol feminino do Japão para os jogos olímpicos de 2016. Em seguida, a comitiva seguiu para o Centro de Eventos do Ceará. O espaço serve de apoio para os organizadores dos jogos e para as delegações, com espaço de convivência e refeitório. Na primeira semana dos Jogos Escolares da Juventude, o equipamento sediou as lutas e competições de xadrez.

 
 
Rcfo2Em seguida, a comitiva seguiu para o Centro de Eventos do Ceará. O espaço serve de apoio para os organizadores dos jogos e para as delegações, com espaço de convivência e refeitório. Na primeira semana dos Jogos Escolares da Juventude, o equipamento sediou as lutas e competições de xadrez.

 

 

 

Jogos Escolares da Juventude

 

Os Jogos Escolares da Juventude contam com a disputa de 13 modalidades e a participação de 4 mil atletas de 27 delegações de todo o Brasil e uma da Argentina. O torneio, que iniciou no último dia 3 de setembro e segue até o próximo sábado (12), é o maior celeiro de atletas olímpicos do país, revelando, a cada ano, novos talentos para o esporte brasileiro. As disputas são nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. Esta é a segunda vez que o Ceará sedia o evento, anteriormente recebeu em 2010.

 

 

Centro de Formação Olímpica.

 
O Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), que está sendo construído em frente à Arena Castelão, em Fortaleza, teve o início de sua obra 14 de agosto de 2013, com o valor total do investimento de R$ 250,4 milhões, sendo gerados 1.123 empregos.

 

Somado ao Castelão, o CFO formará um dos maiores complexos esportivo da América do Sul, abrigando 26 modalidades olímpicas e paraolímpicas: atletismo, natação, badminton, nado sincronizado, basquete, pentatlo moderno, boxe, rúgbi, ciclismo, tênis, handebol, taekwondô, esgrima, tênis de mesa, futebol, tiro com arco, ginástica, triatlo, levantamento de peso, voleibol, hóquei sobre grama, vôlei de praia, judô, polo aquático, lutas e saltos.

 

 

 Marcos Studart / Carlos Gibaja / Fotógrafos / Governo do Ceará

 

 

11.08.2015

 

Wilame Januário
Réporter/Célula de Reportagem

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898