Farmacêutico programa no celular doação de sangue a cada 3 meses

11 de setembro de 2015 - 13:46

O Hemoce, unidade da Secretaria da Saúde do Estado, tem relação de fidelidade com centenas  de doadores. Ernesto da Rocha fez a primeira doação de sangue assim que completou 18 anos de idade. Não parou mais. É um doador fiel do Hemoce, no posto de coleta que funciona dentro do Instituto Dr. José Frota, na Avenida Barão do Rio Branco, 1816, no Centro de Fortaleza. Ernesto da Rocha está com 47 anos de idade e já chegou ao número de 44 doações de sangue, ajudando a salvar dezenas de pacientes. O posto de coleta no IJF completa neste mês de setembro 13 anos, acolhendo voluntários para doações. Na última quarta-feira, 9, um encontro de gestores e doadores marcou as comemorações dos 13 anos.

 

Ernesto da Rocha, que se formou em Farmácia, afirma que a vontade de ajudar o próximo se tornou rotina na vida dele: “eu planejo a doação como um compromisso na minha agenda e na minha vida. O telefone celular já fica programado para de três em três meses sinalizar que está na hora de exercer a solidariedade”.

 

Muitos exercem a solidariedade. Por mês, só no posto de coleta do Hemoce no IJF são recebidas 300 doações de sangue. Para a diretora do Hemoce, Luciana Carlo, ¨o posto que foi o primeiro fixo fora do hemocentro coordenador, tem importância estratégica porque funciona todos os dias, inclusive feriados, nos finais de semana e fica no centro da capital¨. O posto de coleta do Hemoce no IJF de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30min às 18h30min, e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 17h30min.

 

O sangue doado ao Hemoce ajuda a salvar vidas de pacientes em 307 hospitais e clínicas de hemodiálise. Para ser doador é necessário ter entre 16 e 69 anos de idade, estar saudável, bem alimentado e pesar mais de 50 quilos.  Quem tem menos de 18 anos, entre 16 e 17 anos, precisa apresentar o consentimento formal do responsável legal. O Hemoce criou um termo de consentimento que deve ser preenchido e assinado pelo jovem candidato à doação e também pelo responsável, anexando cópia do documento oficial. O termo de consentimento, que deve ser entregue na hora do cadastro para doação de sangue, está disponível no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

 

 

10.09.2015

 

Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly / 85 31012308
imprensahemoce@gmail.com / ascom@hemoce.ce.gov.br

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898