Uece Outorga Título de Notório Saber ao pesquisador Douglas Biggam Heimark

11 de setembro de 2015

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) outorgará na próxima segunda-feira, 14 de setembro, às 16h, o Título de Notório Saber ao pesquisador Douglas Biggam Heimark, em sessão solene, do Conselho Universitário (Consu), que acontece na Sala dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), no campus do Itaperi. O reitor da Uece, professor Jackson Sampaio, preside a cerimônia de outorga do título.

 

A Resolução Nº 1098/2014 do Consu foi aprovada por unanimidade,  no dia 04 de agosto de 2014, define assim: “O  reconhecimento de Notório Saber é restrito a profissionais cuja competência, produtividade e experiência transcendem o domínio institucional e sejam de reconhecimento público, comprovadas por produção cientifica, artística ou cultural, qualitativamente diferenciada e quantitativamente regular”.

 

 

O Homenageado

 

Douglas Biggam Heimark trabalhou durante 30 anos como pesquisador de nível superior com o professor Joseph Larner, descobridor do Mediador Putativo da Insulina, no campo dos estudos sobre Diabetes; publicou vários dos seus mais importantes trabalhos científicos em revistas médicas de mais alto impacto. Com o falecimento do professor Joseph Larner, o único laboratório do mundo que continua na mesma trajetória de pesquisa do referido cientista é o da Uece, detentora de todos os equipamentos capazes de reproduzir condições semelhantes àquelas da Faculdade de Medicina da Universidade de Virgínia/USA. O professor Douglas Heimark  demonstrou interesse em continuar, na Uece,  a sua pesquisa interrompida com a partida do professor Joseph Larner.

 

A outorga do Titulo de Notório Saber, faz parte das comemorações dos 40 anos de existência da Uece, festejando o seu Jubileu de Rubi.

 

A Universidade atinge a marca de 28 daqueles títulos, concedidos, ao longo de seus 40 anos,  a personalidades que se destacam nas mais variadas áreas, como a escritora Raquel de Queiroz, o educador francês Edgar Morin, o cardiologista Adib Jatene, o geógrafo Milton Almeida dos Santos, o cardeal Aloísio Lorscheider, a professora Rosa Ester Rossini  entre outros.

 

Atualmente a UECE confere sete categorias de títulos acadêmicos: Doutor Horonis Causa, Professor Honoris Causa, Medalha do Mérito Cultural, Pesquisador Emérito, Medalha De Mérito “Reitor Antônio Martins Filho”, Professor Emérito e Notório Saber.

 

 

11.09.2015

 

Fátima Serpa
Assessora de Imprensa da Uece
(fatima.serpa@uece.br / 3101.9605 99987.8507)

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
85 3466.4898