Enviado à Assembleia projeto de lei que autoriza cessão de uso do CTTC ao IFCE

15 de setembro de 2015

O governador Camilo Santana encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de lei que trata da cessão do Centro de Treinamento Técnico do Ceará (CTTC) ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). O documento também dispõe sobre o plano de capacitação de mão de obra voltado às demandas do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), a ser executado pelo IFCE no novo centro.

 

Prestes a inaugurar, o CTTC deverá tornar-se um dos principais instrumentos na promoção da capacitação e na formação de mão de obra dos trabalhadores cearenses. No plano de capacitação enviado para aprovação da AL, está contemplada a formação inicial e continuada de recursos humanos em Metalmecânica, Alimentos, Logística e Transporte, Construção Civil e Petroquímica, dentre outras áreas.

 

“Este projeto, de nítido interesse público e social, propiciará o aperfeiçoamento e a qualificação dos trabalhadores do CIPP”, enfatiza Camilo Santana no documento. As atividades realizadas pelo IFCE no novo empreendimento serão acompanhadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

 

O CTTC está localizado no entroncamento das rodovias CE 085 (Estruturante) e CE 422, no município de Caucaia e irá possibilitar a formação de cerca de 1,2 mil pessoas por ano. Para seu funcionamento, foram investidos recursos da ordem de R$ 33.742.623,54 em obras e equipamentos. O montante veio do tesouro estadual e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Conta com uma área total de 9,1 mil m² e uma área projetada total de 16 mil m², contemplando as áreas administrativas e de ensino, cozinha semi-industrial, três laboratórios e um auditório com capacidade para 275 pessoas.

 

De acordo com o secretário da Secitece, Inácio Arruda, o CTTC dará à população mais oportunidades para a inserção no mercado de trabalho. “As pessoas formadas no novo centro estarão aptas para atuar nos diversos setores existentes dentro do Pecém. Além disso, o Estado também não precisará importar mão de obra, pois terá força de trabalho suficiente aqui”, reforça. A ideia é capacitar trabalhadores das cidades de São Gonçalo do Amarante, Caucaia, Paracuru, Maracanaú, Maranguape, Paraipaba, Pentecoste e Fortaleza, entre outros municípios.

 

 

15.09.2015

Cynthia Cardoso
Assessora de Imprensa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 3101.6469 | 98877.9710 | 99737.9950
simplicia@sct.ce.gov.br

 

Emília Augusta
Coordenação de Comunicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
85 3101.6466 | 99994.9140
emiliaugusta@gmail.com

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa
Casa Civil – Governo do Estado Ceará
85 3466.4898