Mãe amamenta pela primeira vez com ajuda do banco de leite

15 de setembro de 2015 - 19:11

“É uma sensação indescritível poder amamentar minha filha pela primeira vez.” As palavras de Katiana de Freitas Loureiro resumem bem o sentimento de uma mãe quando consegue amamentar o filho pela primeira vez. O vínculo se fortalece e ambos se reconhecem por meio da amamentação, principal contato afetivo que traz benefícios tanto para mãe quanto para o recém-nascido. Esse momento especial na vida de Katiana e de sua filha, Maria Clara, aconteceu na manhã desta terça-feira, 15, no banco de leite do Hospital Geral Dr. César Cals, da rede pública do Governo do Estado.

 

Ela conta que a sua primeira filha nasceu no dia nove de setembro em outra maternidade. Desde então, não conseguia amamentar. Uma amiga de sua mãe indicou o banco de leite do Hospital César Cals. No domingo, 13 de setembro, Katiana procurou a ajuda do banco. “Eu tive febre na noite anterior. O meu peito estava com edema e sentia muita dor”, relata. A técnica de enfermagem Maria Elizabeth Teixeira Pimentel informou que a mãe recebeu as primeiras orientações, conheceu os cuidados para preparar a mama e como deveria proceder para estimular o contato da filha com o peito. “Hoje a bebê já mamou, com ajuda profissional. Mas é preciso que a mãe aprenda a colocar sozinha a filha junto à mama”, ressalta Elizabeth.

 

Após voltar para casa, ainda no domingo, a mãe de Maria Clara colocou logo em prática as orientações recebidas. A vantagem foi que ela conseguiu realizar a ordenha da mama e passou a oferecer o leite materno à filha. Com isso reduziu a ingestão do leite industrializado que estava dando. Por isso é importante a amamentação nos primeiros dias porque a mãe produz o colostro, substância rica em proteínas e anticorpos que funciona como uma vacina natural para o recém-nascido, o que vai protegê-lo nos primeiros de dias de vida.

 

O atendimento realizado pelo banco não é restrito às pacientes internas. As mães que deram à luz em outras maternidades, públicas ou particulares, também recebem o atendimento no banco, que funciona 24 horas por dia, por telefone, por meio do número gratuito 0800 286 5678, ou ainda pelo e-mail bancodeleite@hgcc.ce.gov.br. De janeiro a agosto de 2015, o Hospital César Cals já realizou o atendimento a 450 pacientes externas.  O atendimento acontece todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados.

 

O banco de leite orienta que toda mãe que tiver algum tipo de problema com a amamentação, deve procurar o banco de leite mais próximo de casa. Se tiver alguma dúvida, basta ligar para o número gratuito do HGCC. Por telefone ou no atendimento individual, no próprio banco, a mãe será orientada sobre a forma correta de amamentar e como cuidar da mama, entre outras ações. Além disso, aprenderá como fazer a ordenha, nos casos necessários, e ainda como guardar o leite em casa para o seu próprio filho e também para a doação.

 

 

15.09.2015

 

Assessoria de Comunicação do HGCC
Wescley Jorge
ascom@hgcc.ce.gov.br / 85 3101.5323
Facebook.com/HospitalGeralCesarCals
Twitter: @Hosp_CesarCals

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula / Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898