Intensificado calendário das Conferências Municipais de Políticas para as Mulheres

16 de setembro de 2015 - 13:13

O calendário que abrange as Conferências Municipais de Políticas para as Mulheres chega à sua reta final neste mês de setembro. Os encontros comandados pela Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres, do Governo do Estado do Ceará, tiveram início em julho e seguem até o próximo dia 27 de setembro.

 

O tema que norteia os debates é “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. As conferências debaterão questões relativas à contribuição dos movimentos feministas para a efetivação da igualdade de direitos e oportunidades; construção de políticas públicas desenvolvidas para as mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; maior participação da mulher no sistema político, e demais recomendações que comporão o Plano Nacional de Políticas para as Mulher.

 

Para a coordenadora estadual de Mulheres do Gabinete do Governador, Camila Silveira, as conferências representam um momento impar para que sociedade civil e poder público possam
discutir e formular ações transversais que contemplem os direitos humanos das mulheres. “Estamos interiorizando as ações, visitando cada município, escutando as pessoas, conversando com as autoridades locais, conhecendo suas demandas, para juntas, construirmos uma rede de atendimento que contemple os 184 municípios cearenses”.

 

Dezoito municípios já realizaram as reuniões e o calendário ainda prevê encontros em 27 cidades nas oito macrorregiões de planejamento, demonstrando prioridade na interiorização das políticas que amparem a mulher.

 

 

A Conferência e as deliberações

 

As conferências de políticas são espaços amplos e democráticos de discussão e articulação coletivas de propostas e estratégias de organização. Sua principal característica é reunir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas nos próximos anos.

 

Das conferências municipais sairão delegadas eleitas para representarem suas cidades na 4ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, que será realizado entre 4 e 6 de dezembro. O encontro estadual é prévia para a 4ª Conferência Nacional, em março de 2016, em Brasília/DF.

 

 

Confira o calendário das Conferências Municipais de Políticas para as Mulheres:

16/9 – Tianguá, Maranguape, Altaneira, Ocara e Paracuru
17/9 – Itaiçaba, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Jaguaribe e Redenção
18/9 – Baixio, Massapê, Barbalha e Limoeiro do Norte
21/9 – Morada Nova
22/9 – Barreira, Itapipoca e Beberibe
23/9 – Eusébio, Salitre, Pacajus e Aracati
24/9 – Irauçuba, Orós, Campos Sales, Viçosa, Crateús, Cascavel e Russas
25/9 – Itaitinga, Ubajara, Canindé, Acarape, Parambu e Jucás
27/9 – Acopiara

 

 

15.09.2015

 

Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres
Rodrigo Cavalcante (Articulador) – rodrigo.cavalcante@gabgov.ce.gov.br / (85) 3133.3726 / 98871.0291

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898