Mais de 450 mil cearenses de comunidades rurais possuem sistema de abastecimento de água

16 de setembro de 2015 - 12:39

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), por meio do Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), beneficia mais de 450 mil moradores de comunidades rurais no Estado. O programa, desenvolvido desde 1996, atende 133 municípios, abrangendo mais de 800 localidades. Somente no primeiro semestre deste ano, 54 localidades foram filiadas para operar com o sistema, atendendo mais de seis mil famílias.

 
O Sisar é formado por associações comunitárias, representantes das populações atendidas, que, em parceria com a Cagece, favorece pequenas comunidades e visa garantir, ao longo prazo, o desenvolvimento e manutenção dos projetos implantados pela Companhia de forma autossustentável.

 
De acordo com Valéria Melo, responsável pela capacitação social do Sisar em Fortaleza, o sistema reduziu os custos da população. “Os moradores tinham uma despesa muito grande para conseguir água.  Hoje, com o Sisar, essa despesa caiu”, conta. Valéria comenta, ainda, sobre a importância da população participar de forma voluntária como agente fiscalizador na gestão do sistema. “A comunidade será a própria beneficiada, então é imprescindível a sua participação”, afirma.

 
Atualmente, três estados do Nordeste (Bahia, Piauí e Ceará), executam o Sisar como sistema de gestão de abastecimento de água. No Ceará, estado pioneiro desta iniciativa, o modelo já opera há quase 15 anos.

 

 

Saiba Mais

Em setembro deste ano, a Cagece participou do VI Encontro Latinoamericano de Gestão Comunitária de Água, em Olmué, no Chile, onde apresentou a experiência do Sisar no Estado.

 

 

16.09.2015

 

Assessoria de Comunicação da Cagece
Leonardo Costa / (85) 3101.1826 / (85) 3101.1834 / (85) 8878.8932
comunicacaocagece@gmail.com

 

Foto: acervo Casa Civil

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil
85 3466-4898