Governador e primeira-dama do Estado lançam Selo CEART para artesãos nesta sexta-feira (18)

17 de setembro de 2015 - 12:38

O governador Camilo Santana e a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, lançam nesta sexta-feira (18), às 9 horas, no Palácio da Abolição, a Certificação da Autenticidade dos Produtos Artesanais e de Reconhecimento das Obras de Arte Popular Cearenses (Selo CEART). Participam da solenidade cerca de 250 artesãos, entre representantes de entidades artesanais e grupos produtivos; a coordenadora nacional do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), Ana Beatriz Ellery; coordenadores estaduais de artesanato de todo o Brasil; além de prefeitos, primeiras-damas, deputados estaduais e secretários estaduais.

 

O Selo CEART é um sistema de certificação que se inclui como mais um serviço prestado aos artesãos cearenses para aumentar a competitividade dos produtos artesanais e o reconhecimento das obras de arte popular, a partir da observação dos requisitos que garantam autenticidade, especialmente sua identidade cultural e excelência. A coordenadora do Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Estado, Amanaci Diógenes, considera a implementação da certificação um marco importante na consolidação da Política Estadual de Desenvolvimento do Artesanato, executada pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). “O Selo Ceart é uma estratégia estabelecida pelo Programa de Desenvolvimento do Artesanato para ampliação dos canais de comercialização através da oferta ao mercado de produtos com garantia de qualidade, de procedência e de respeito aos aspectos da sustentabilidade”, destacou a coordenadora.

 

Entre os benefícios do Selo Ceart estão a garantia da autenticidade da produção artesanal e o reconhecimento das obras de arte popular; a consolidação canais de comercialização e ampliar mercados; o aumento da competitividade da produção artesanal; diferenciação dos produtos artesanais das peças elaboradas industrialmente, reconhecendo seu valor de tradição e cultura; proteção do artesanato cearense da falsificação e da concorrência desigual de produtos similares, além da promoção da confiança do consumidor facilitando a identificação do artesanato cearense.

 

 

Mostra de mestres artesãos

 

Durante o evento, também será realizada uma exposição de obras de 25 mestres artesãos do Estado representando as diversas tipologias do artesanato no Ceará. O conhecido mestre José Lourenço Gonzaga, presidente da Associação dos Xilógrafos do Cariri, que trabalha há 29 anos com xilogravura e literatura de cordel, é um dos artistas que terá o trabalho exposta na mostra. Com peças comercializadas até mesmo no exterior, José Lourenço irá apresentar, entre outros, o quadro “Monalisa”, uma releitura da obra de Leonardo Da Vinci, baseada na beata Maria de Araújo. “Eu faço parte da Liga Nordestina, que começou a trabalhar em 1936. A Ceart e o Governo do Estado estão sempre com a gente, nos apoiando para realizar não só esses eventos, mas para produzir o artesanato no Ceará em geral. Eles sabem mostrar a importância da arte no no nosso estado. Ficamos feliz pelo reconhecimento, eu só tenho a agradecer”, disse.

 

Já a artesã Lúcia Raimundo Rodrigues vai apresentar a renda de bilros, feita sob almofadas. Ela conta o quanto o trabalho foi beneficiado com o apoio da política pública do Governo. “Sempre falamos que temos que agradecer, pois antes fazíamos o trabalho e não tínhamos onde vender. Antes eu vendia nos castelinhos, era bem difícil. Hoje é uma benção! Há 20 anos nossa associação é beneficiada pela Ceart, recebemos aporte financeiro, alimentação. Só eu já apresentei trabalho em São Paulo, Paraíba, João Pessoa, Pernambuco, sem falar nas outras rendeiras que também aproveitam esses benefícios”, disse.

 

Serviço
Lançamento do Selo CEART
Data: 18/09/2015
Horário: 9 horas
Local: Galeria do Palácio da Abolição

 

 

17.09.2015

 

Thiago Sampaio
Repórter/Célula de Reportagem

 

Déborah Vanessa
Assessora de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
85 98956.0292
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
(85) 3466.4898