Alunos da escola pública aprendem as formas de mudar comportamento para melhorar trânsito

18 de setembro de 2015 - 21:00

Alunos de escola pública participaram, nesta sexta-feira, da solenidade de abertura da Semana Nacional do Trânsito, na Escola de Educação para o Trânsito, instalada na sede do DETRAN (Avenida Godofredo Maciel, 2.900, Maraponga), onde aprenderam canções e poesias da literatura de cordel que falam sobre a mudança de comportamento de motoristas, passageiros e pedestres para melhorar e dar mais segurança na cidade.

 

Os alunos também participaram do coral Sinal Verdes (integrado por servidores do DETRAN), com a regência do maestro David Silvino, e fizeram uma coreografia como se tivesse atravessando uma faixa de pedestre e repetindo o refrão: O Bom pedestre que anda sobre a calçada é mais prudente; a regra é ver e também ser visto”. O cordelista Klévisson Viana recitou todos os versos que compõem o cordel lançado na ocasião, pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria das Cidades e  DETRAN, com o título “Trânsito: seja você a mudança”.

 

O Superintendente do DETRAN, Igor Ponte, afirmou, na ocasião, que as atividades de educação de trânsito e de fiscalização devem ser permanentes, para que se crie na sociedade a consciência de que o trânsito é feito pelo motorista, passageiro e pedestre. E que grande parte desses três atores do trânsito assumem, em momentos diferentes co cotidiano, pelo menos uma das três funções. Por isso, ele entende que cada um deve se colocar no lugar do outro quando está no trânsito da cidade.

 

SO medalhista dos jogos parapan-americanos, David Andrade Freitas, servidor do DETRAN, participou da solenidade. Ele conquistou duas Medalhas de Ouro nos jogos Parapan-Americano, na modalidade tênis de mesa, em Toronto, no Canadá.

 

A Semana Nacional do Trânsito desenvolverá ações até a próxima sexta-feira, dia 25. A unidade de educação de trânsito do DETTRAN vai circular por vários locais da cidade, e neste domingo estará em Juazeiro do Norte, das 8h às 12h, na Praça José Hilânio, de onde começa a Ciclofaixa de Lazer do Cariri, em atividades, aos domingos, desde julho.

 

 

Veja a programação:

 

19/09
Às 15h: Peça Teatral “Passeio de Carro”,Praça Verde, Shoping Riomar

 

20/09
Das 8h às 12h: Unidade Móvel de Educação para o Trânsito/Blitz Educativa, com distribuição do Cordel, em Juazeiro do Norte (Praça José Ilânio)

 

22/09
Das 8h às 11h: Unidade Móvel Educação para o Trânsito(Colégio Batista), com distribuição do Cordel

 

Das 17h às 21h: Unidade Móvel Educação para o Trânsito/Blitz Educativa(Bairro Vila União, na praça da igreja), com distribuição do cordel.

 

23/09
Das 17h às 20h: Unidade Móvel de Educação para o Trânsito/Blitz Educativa (Conjunto José Walter, praça do mercado central, na 2ª etapa) e distribuição do Cordel

 

24/09
Das 17h às 20h: Unidade Móvel de Educação para o Trânsito/Blitz Educativa (Conjunto Esperança) e distribuição do Cordel

 

25/09:
Às 8h30m: Encerramento nas unidades da Escola de Educação para o Trânsito (Fortaleza e Sobral)
Premiação dos 10 Melhores Desenhos (livro e brinquedo)
Peça Teatral “Passeio de Carro” (em Fortaleza)
Lanche para as crianças

 

 

18 09 2015

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA E COMUNICAÇÃO DO DETRAN-CE
Paulo Ernesto Serpa
(85) 3101.5813/5819/5823
(85) 98739-4259
paulo.ernesto@detran.ce.gov.br

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretaria

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898