Futuros oficiais da PM participam de treinamento na Arena Castelão

18 de setembro de 2015 - 20:29

Visando a atuação policial em praças desportivas e grandes eventos, os alunos do Curso de Formação Profissional para a Carreira de Oficiais da Polícia Militar do Ceará (CFPCO/PM), em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE), participaram nesta sexta-feira (18), de instrução prática na Arena Castelão, estádio sede da Copa do Mundo FIFA 2014.

 

Seguindo as orientações dos instrutores, os 193 alunos fizeram o reconhecimento do Estádio e em seguida simularam uma ação de policiamento em dia de Clássico-Rei. Os futuros oficiais executaram todas RIMG 3487as etapas planejadas para o policiamento preventivo e ostensivo em grandes eventos esportivos, simulando desde o momento pré-jogo até o final da partida. Incluindo, a entrada dos torcedores, distribuição do policiamento nos postos de serviços estabelecidos e a saída do público.

 

Segundo o instrutor da disciplina de Policiamento em Praça Desportiva, Major PM George Batista Benício, a atividade é uma oportunidade de testar os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Policiamento em Praça Desportiva e Policiamento em Grandes Eventos, já que os jogos entre Ceará e Fortaleza, são considerados grandes eventos esportivos, reunindo aproximadamente 50 mil pessoas. “O policiamento em praça desportiva envolve praticamente todo processo de policiamento em um grande evento. Nessas ocasiões, nós temos simultaneamente equipes do Batalhão de Policiamento de Eventos, do Batalhão de Policiamento de Choque, do Batalhão Raio, do Regimento de Polícia Montada e o Policiamento Ostensivo Geral, tanto a pé como motorizado”. Ele explica a importância das disciplinas para a formação dos aspirantes a tenente. “É aqui que o oficial vai ter a capacidade de mensurar o trabalho de todas as unidades especializadas da PMCE e como cada uma atua dentro das suas especificidades. Esse conhecimento é essencial para o futuro oficial”, ressaltou.

 

A aluna do grupo 3, Luziane Freire,  que frequenta o Castelão em eventos esportivos,  revela que sua percepção do Estádio mudou desde que iniciou o curso de formação. “Estar aprendendo como é o policiamento, mudou minha forma de ver o Estádio e eu acho que toda vez que eu vier aqui, eu vou ter uma visão diferente, uma perspectiva diferente do estádio. “É interessante a gente visitar e ter esse acompanhamento, por que futuramente nós seremos oficiais e estaremos no comando de todo um evento desse e é interessante a gente saber de que forma delegar essa função e de fazer um policiamento melhor”, pontuou.

 

 

 Fotos: Larissa Nobre/ASCOM AESP

 

 

 

18.09.2015

Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE)
Assessoria de Comunicação
(85) 3484-1909 / (85) 98879-7538
www.aesp.ce.gov.br
Facebook: AESP/CE
Twitter: @aespce