Jovens apresentam projetos para mudar a vida das comunidades onde moram

18 de setembro de 2015 - 15:25

Expor projetos que têm como finalidade a melhoria da vida de pessoas da comunidade onde moram ou nos arredores de seus bairros. Este é o objetivo de cerca de 320 estudantes que participam do Projeto e-Jovem, durante a Apresentação dos Painéis Sociais, neste sábado (19), das 8 às 12 e das 13 às 17 horas. O evento acontece na Faculdade Estácio – Moreira Campos. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seduc).

 

Além de mostrar os trabalhos, os alunos terão oportunidade de conhecer o que foi feito até agora na disciplina “Preparação para o Trabalho e Prática Social – PTPS” que integra o Módulo I do projeto.  A disciplina foi inspirada na metodologia da Ashoka Brasil, organização internacional reconhecida por seu trabalho na área de empreendedorismo social com a juventude. Para desenvolver as atividades desta etapa, os alunos elaboram projetos e buscam a colaboração de integrantes da sociedade civil, representantes governamentais e empresas, que analisam as ideias a fim de colocá-las em prática.

 

Para Marcelo Alves, coordenador do módulo I, o Painel tem grande relevância dentro da concepção de educação do Projeto, pois reúne as aspirações, os sonhos e o planejamento dos jovens. “É um dos momentos centrais, uma vez que possibilitará a implementação dos empreendimentos criados pelos alunos, incentivando a liderança consciente, a pró-atividade e o empreendedorismo na trajetória de vida desses jovens, além de contribuir para seu empoderamento enquanto agente motivado e capaz de realizar mudanças sociais positivas” – destaca Alves.    

   

Um bom exemplo do empenho dos alunos em seus projetos pode ser visto no Projeto Roda de Talentos. Realizada por estudantes do Liceu de Messejana, a ação quer oferecer aulas de dança e teatro às crianças da comunidade Guajeru para estimular o interesse pela arte e cultura e assim proporcionar uma realidade melhor para as crianças entre 8 e 10 anos. A estimativa é de que aproximadamente 20 crianças serão beneficiadas.

 

Nesse primeiro módulo, os projetos dos alunos são planejados e preparados em 13 aulas, sob a orientação de um educador. Além disso, são disponibilizadas apostilas aos estudantes, a fim de ajudar na idealização dos trabalhos, levando-os a pensar em ações que contribuam de maneira positiva para a comunidade.

 

Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Seduc, o Projeto e-Jovem objetiva oferecer formação em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) com ênfase no protagonismo juvenil, aos educandos do Ensino Fundamental e Médio e egressos da rede pública estadual. O objetivo é despertar habilidades e valores necessários para que esses jovens em formação se tornem cidadãos conscientes e dispostos a assumir um papel pró-ativo ao longo das suas vidas.

 

 

SERVIÇO:

Data: 19 de setembro de 2015 – 8h às 12:00h / 13:00h às 17:00h

Local: Faculdade Estácio – Moreira Campos

Endereço: Rua Vicente Linhares, 308 – Aldeota – Fortaleza

 

 

18.09.2015

 

 

Jacqueline Cavalcante
Assessora de Imprensa da Secretaria da Educação

 

85 3101.3972 | 98845.5185
jacquelinec@seduc.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
85 3466.4898