Atividade no Hospital de Messejana sensibiliza para doação de órgãos

21 de setembro de 2015 - 19:30

Na Semana Nacional do Doador de Órgãos, o Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM) realiza uma série de atividades com a proposta de sensibilizar mais doadores e mostrar também o trabalho das três equipes de transplantes que atuam na instituição. Atualmente, 19 pessoas estão na fila a espera de uma doação, sendo 11 aguardando transplante cardíaco (sete são crianças) e oito um transplante de pulmão.

 

A programação começa nesta terça-feira, dia 22, às 15 horas com a palestra “Doadores: Voluntários do Bem”, que será apresentada pelo jornalista Nonato Albuquerque. Na quarta-feira, 23, 13 horas, servidores, acompanhantes e pacientes internados no HM assistirão a sessão de cinema, que exibirá o filme Sete Vidas. A programação principal acontecerá no dia 24, quinta-feira, a partir das 8h30min, no auditório prinicpal do Hospital de Messejana. As equipes de transplante cardíaco, cardíaco pediátrico e de pulmão serão apresentadas ao público e os pacientes que foram beneficiados com a realização do transplante darão depoimentos sobre o tratamento e os momentos que viveram até a conquista do novo órgão.  Às 10h30min, todos celebrarão o Dia Nacional da Doação de Órgão com o show do sanfoneiro Waldonys e de Oswaldinho da Sanfona.

 

Referência nacional nas áreas cardíaca e pulmonar, o Hospital de Messejana é uma unidade terciária de rede pública da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, que realiza o diagnóstico, o tratamento e procedimentos de alta complexidade em suas áreas de atuação. Está entre os três hospitais do país que realizam o transplante de pulmão, atendedo pacientes das regiões Norte e Nordeste. Na área cardíaca pediátrica, permanece entre as poucas instituições que realizam transplante infantil e no transplante cardíaco, destaca-se entre os três centros que mais realizam o procedimento no país, trabalhando com as tecnologias mais avançadas para prologar a vida de seus pacientes, como o dispositivo de assistência circulatória mecânica, mais conhecido como coração artificial.

 

 

21.09.2015

 

Assessoria de Comunicação do Hospital de Messejana
Stella Magalhães – stellamb@gmail.com
Contato: (85) 3101-4092

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil
85 3466.4898