Museu do Ceará realiza debate e exibição de documentário dentro da Primavera dos Museus

21 de setembro de 2015

Começa nesta segunda-feira, em todo o País, a Primavera dos Museus. A temporada de eventos, que tem como tema este ano Museus e Memórias Indígenas, envolve a participação de 809 instituições no Brasil, incluindo os museus geridos pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

 

No Ceará, a programação inclui, na quinta-feira (24), na sede do Museu do Ceará, às 14 horas, o debate “Povos Indígenas do Ceará: Ancestralidade, Memória e Territorialidade”. A discussão reunirá a doutora Marcélia Marques do Nascimento, o mestre em Sociologia Ronaldo de Queiroz Lima e a mestre em História, Paula Rochado.

 

No dia 25, também às 14 horas, no Museu do Ceará, acontece a exibição do documentário Bailado de Vozes e Ventos em Almofala, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, seguida de conversa com os realizadores Ítala Bianca e Igos Soares (historiadores e técnicos do Iphan).

 

O Museu do Ceará fica na Rua São Paulo, 51 – Centro. Telefones: (85) 3101.2610 – 3101.2611

 

 

>>Sobre a primavera dos museus

 

A Primavera dos Museus é uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e acontece anualmente desde 2007. É o resultado de uma ação conjunta entre as instituições museológicas de todo o País e o Ibram.
Ao longo das oito edições, a participação das instituições teve um crescimento médio de 18% ao ano, assim como o número de eventos cadastrados aumentou 21%.

 

A campanha de divulgação da 9ª Primavera dos Museus, que acontece de 21 a 27 de setembro com o tema Museus e Memórias Indígenas, traz como destaque a imagem do Pajé Itsaltako  da etnia Waurá, da Aldeia Wuará Piyulaga, no Alto Xingu (MT).

 

Captada pelo fotógrafo Renato Soares, em 2013, a imagem mostra o Pajé durante as lutas de Huka-huka, realizadas na cerimônia do Kuarup.

 

 

Mais informações sobre a ação Primavera dos Museus: http://www.museus.gov.br/

Informações e entrevistas:

Assessoria de Comunicação Secretaria da Cultura do Estado do Ceará

(85) 3101 6761

 

 

 

 

21.09.2015

 

 

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
85 3101.6761 / 85 8699-6524 – Dalwton Moura / secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil