Segunda edição do “Ceará Faz Ciência” movimentará o Estado com feiras científicas

24 de setembro de 2015 - 12:29

É para despertar vocações científicas e identificar jovens talentosos, estimulando o seu interesse por essa carreira profissional, que o Governo do Estado, através da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, realiza a segunda edição do projeto Ceará Faz Ciência.

O projeto se dará de forma itinerante, com uma seleção de 120 trabalhos científicos – 20 em cada uma das seis regiões escolhidas – de estudantes do ensino fundamental, ensino médio e técnico, de escolas públicas, a serem expostos para divulgar os de maior destaque no Estado do Ceará.

O tema abordado pelo Ceará Faz Ciência é alusivo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano trabalhará “Luz, Ciência e Vida”, como referência à decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. O objetivo é celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

Os trabalhos selecionados serão expostos em seis edições: capital e Região Metropolitana (Fortaleza) e municípios-sede das regiões Norte (Sobral), Inhamuns (Tauá), Sertão Central (Quixeramobim), Litoral Leste (Limoeiro do Norte) e Cariri (Crato). Os melhores trabalhos receberão prêmios como tablets e jogos científicos. A escola mais participativa também será premiada com um computador.

Inscrições
O período para a submissão dos projetos vai até 05/10/2015, e se dará, exclusivamente, através de preenchimento de formulário no site do Ceará Faz Ciência (www.sct.ce.gov.br/cfc). A seleção será feita pela Comissão Julgadora instituída pela Secitece, que irá levar em consideração alguns critérios, tais como criatividade, aplicabilidade no cotidiano e relevância social. Receberam prêmios os trabalhos classificados em 1°, 2° e 3° lugares em cada uma das seis regiões. As escolas que mais inscreverem projetos também serão premiadas, como forma de incentivar a ampliação da pesquisa científica no ambiente escolar.

24.09.2015

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior
Emília Augusta – (85) 3101.6466 ou 99994.9140
emiliaugusta@gmail.com

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ (85) 3466.4898