Dia D da Contratação oferta 1.223 vagas de emprego

25 de setembro de 2015 - 19:21

Residente em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza, a faccionista desempregada, Maria Cristina da Silvam, deficiente auditiva, foi a primeira a chegar ao Centro de Profissionalização Inclusiva para a Pessoa com Deficiência (Cepid), na manhã de ontem, em busca de uma vaga de costureira. “Preciso de um emprego para ajudar da educação de minha filha e essa é a minha oportunidade”, disse, ao apresentar o seu curriculum em um dos estandes das 35 empresas que participam nesta sexta-feira, 25, do Dia D de Contratação de Pessoas com Deficiência (PCDs), em Fortaleza.

 

O contador Francisco Cipriano, 57, vítima de um acidente automobilístico que lhe amputou uma perna, também chegou cedo. “A locomoção é a barreira mais simples, duro é enfrentar o preconceito com a idade”, exclamou, confiante na vaga de auxiliar de escritório ofertada por um grande magazine da cidade. Assim como eles, dezenas de pessoas com deficiência buscaram ontem o Cepid, em busca de uma colocação no mercado formal de trabalho.

 

Realizado nesta sexta-feira, o Dia D da Contratação de PCDs está ofertando 1.223 vagas para pessoas com deficiência, nas áreas de serviço e comércio, em várias tipologias, desde auxiliares de produção, de escritório, serviços gerais, vendas, telemarketing, balconista de farmácia e de lojas etc. As vagas foram arregimentadas pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), Setra/Sine Municipal e o IDT, com apoio da SRTE-CE, INSS e Ades.

 

Oportunidades

“São portas que se abrem, oportunidades que buscamos para incluir também, as pessoas com deficiência no mercado de trabalho formal, reconhecendo que todos temos habilidades que devem ser aproveitadas e valorizadas, sem distinção”, declarou o titular da STDS, Josbertini Clementino, ao saldar os candidatos na manhã de hoje. Conforme explicou, quem não pode comparecer hoje, pode procurar ainda, umas das unidades do Sine/IDT e buscar a sua vaga.

 

Josbertini lembrou que são ações como essas do Dia D de Contratação, que permitem que o Ceará assuma a frente na proporção de pessoas com deficiências (PCDs) inseridas no mercado de trabalho formal (0,97%), percentual superior, inclusive, à média nacional (0,77%).Os dados são da RAIS, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Para concorrer a uma vaga, o candidato deve apresentar apenas a carteira de trabalho (CTPS), RG, CPF, laudo médico da respectiva deficiência, comprovante de endereço e curriculum vitae (não obrigatório).

 

Entre as empresas participantes do evento, estiveram ofertando vagas estão: Grupo Pão de Açúcar, Esmaltec, Casas Bahia, Grupo C. Rolim, Pague Menos, Casa Pio, Fanor, Marisol, Hospital Cura Dar’s, Meia Sola, Lojas Insinuante, Café 03 Corações, Beach Park, Avance, Cialne, Eficaz Energia e Serviços, Normatel, Isofarma, Super do Povo, Cometa Supermercados, Contax, Apel/Christus/Unichristus, Acal, Colégio Ari de Sá e Hapvida.

 

 

25.09.2015

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Ceará – STDS
Carlos Eugênio – (85) 3101.2089 ou 988.788.510
imprensa@stds.ce.gov.br
imprensastds.ce@gmail.com
Twitter: @stdsonline

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898