Diretoria da Cearáportos recebe representantes do Porto de Rotterdam

25 de setembro de 2015 - 14:41

O presidente da Companhia de Integração Portuária do Ceará (Cearáportos), Danilo Serpa, reunido com a diretoria da companhia, recebeu no Porto do Pécem os representantes do Porto de Rotterdam nesta quinta-feira (24). Roger Clasquin, representante internacional de Rotterdam, e Peter Lugthart, representante nacional do porto, conheceram a estrutura do terminal, incluindo a obra de segunda expansão do Porto do Pecém, que já está com 57% de avanço físico e, quando concluída, irá permitir que as movimentações de containers, cargas e projetos cresçam 30%.

 

Após conhecer o terminal portuário, o grupo seguiu para a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), RIMG 4091instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP) e que inicia suas atividades em 2016. A expectativa é de que a siderúrgica sozinha movimente, através do Porto do Pecém, mais de 8 milhões de toneladas por ano.

 

O presidente da Cearáportos declarou que diante do momento de desenvolvimento e expansão que o Porto do Pecém hoje vive,  mostrá-lo para o mundo, quais os seus diferenciais e, consequentemente atrair mais investimentos para o Estado, são alguns dos principais objetivos da atual gestão. No início do mês, o presidente visitou o porto holandês acompanhado do Secretario de Infraestrutura do Estado, André Facó.

 

Ainda durante a visita, foi assinado o protocolo de intenções entre o Porto do Pecém e Rotterdam, que visa a realização de uma assessoria focada nos seguintes temas:  visão portuária, análise de mercado para diferentes segmentos de cargas, planejamento da área, desenvolvimento de infraestrutura e Zona de Processamento e Exportação (ZPE). O início das atividades está previsto para novembro.     

 

 

Pecém x Rotterdam

 

Desde o início de suas atividades o Porto do Pecém mantém relações comerciais com a Holanda. Até agosto deste ano mais de 45 mil toneladas de frutas frescas foram movimentas através do terminal portuário, das quais 34% tiveram como destino Rotterdam.

 

 

Porto de Rotterdam

 

O Porto de Rotterdam é o maior porto marítimo da Europa e atua como Hub Port. Ele está localizado na cidade de Rotterdam, na Holanda do Sul, nos Países Baixos. Abrangendo 105 quilômetros quadrados, o porto de Rotterdam estende-se por uma distância de cerca de quarenta quilômetros (25 milhas), funcionando como um importante ponto de trânsito para o transporte de granéis e de outras mercadorias entre o continente europeu e de outras partes do mundo.

 

 

25.09.2015

 

Luiza Dantas
Assessora da Imprensa da Cearáportos
85 98892.1883 | 3267.1256
luiza.dantas@cearaportos.ce.gov.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898