SPD investe na reinserção social e profissional de usuários de drogas

25 de setembro de 2015 - 19:29

Diogo, 34 anos; João, 42; Graciliano, 32; Roberto, 48, são homens simples que, por motivos diversos, enveredaram pelo caminho das drogas. Hoje, buscam uma nova trilha para suas vidas. Acolhidos pela Comunidade Terapêutica (CT) Centro de Assistência Social e Profissional (Casp), em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, eles fazem parte de um grupo de pessoas com uso problemático de drogas que será beneficiado com o programa ‘Criando Oportunidades’.

 

Efetivado através da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos, o programa é desenvolvido pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). O objetivo é o fortalecimento da reinserção social e profissional de dependentes químicos no Estado do Ceará.

 

Ao todo, 20 pessoas, entre acolhidos pelo Casp e usuários da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), em Caucaia, participarão de um curso de eletricista, com 100 horas/aula. O momento de apresentação da atividade aconteceu na quinta-feira, 24, na sede do Casp, com a presença dos futuros alunos, da coordenadora da CT, Maria Assunção Cavalcante; e da coordenadora pedagógica da STDS, Karina Sousa. Pela SPD, estiveram presentes a coordenadora de Políticas sobre Drogas, Alessandra Pimentel; e a gerente da célula de Avaliação e Monitoramento, Lidiane Rebouças.

 

“A vida é dura para quem é mole”, disse Graciliano, demonstrando seu entusiasmo em realizar o curso de eletricista. Acolhido no Casp há 45 dias, ele acredita que o curso é uma chance de melhorar a autoestima, abraçar uma nova profissão e alcançar a reinserção social e profissional, voltando a ser uma pessoa útil à família e à sociedade. Diogo e João também estão esperançosos. “Com o curso, a gente vai aprender um novo ofício que vai poder usar para conseguir uma renda melhor quando deixar o Casp”, comentou Diogo, que já é soldador.

 

Para a secretária Especial de Políticas sobre drogas, Mirian Sobreira, a criação de oportunidades de qualificação é uma estratégia importante do Governo do Estado para a reinserção social e profissional do dependente químico, fomentando a recuperação e melhoria da autoestima. A cooordenadora Alessandra Pimentel reforça que a iniciativa contribui para valorizar o dependente, evita a ociosidade nas CTs e reduz novas possibilidades de uso de drogas. Aos futuros alunos do curso de eletricista no Casp, Alessandra Pimentel enfatizou: “O curso é uma chama de recomeço. Abracem essa oportunidade para uma nova vida”.

 

A parceria da SPD com a STDS para a oferta de cursos profissionalizantes teve início em agosto passado. Num primeiro momento, foram disponibilizadas 245 vagas no âmbito dos projetos ‘Criando Oportunidades’ e ‘Primeiro Passo – Linha Jovem Bolsista’. O primeiro envolve a oferta de cursos de eletricista e mais: cozinheiro, mecânico de motos e corte e costura, com 100 horas/aula. Ao final, os participantes recebem certificado. Os beneficiados do projeto ‘Primeiro Passo’ também recebem bolsa no valor de R$ 100,00 durante os três meses de duração de curso de informática.

 

Os cursos estão acontecendo em nove comunidades terapêuticas espalhadas por diversos municípios cearenses. São elas: Associação Shalon de Promoção Humana, O Caminho – Resgatando Vidas, Casa Belém, Desafio Nova Vida, Moradores Henrique Jorge, Grão de Mostarda, Instituto Volta ao Caminho e Casa Abraão, além do Casp. As entidades atenderam aos seguintes critérios de seleção: estrutura física, envolvimento e interesse dos acolhidos, perfil dos internos em relação à faixa etária, escolaridade, disponibilidade de vagas e atuação da executora definida pela STDS. Toda a execução é acompanhada e supervisionada pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD.

 

Após a realização dos cursos, será feita uma articulação da SPD com o Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) para a inserção dos alunos no cadastro de empregos e geração de renda.

 

 

25.09.2015

 

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 85 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula /Secretaria

 

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado Ceará
(85) 3466.4898