Alunos do Curso Técnico de Dança fazem apresentação na Coletiva Díspar

26 de setembro de 2015 - 17:27

Os alunos do Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes vão apresentar, nos dias 26 e 27 de setembro, seus trabalhos de conclusão de curso na mostra coletiva Díspar. As apresentações terão entradas gratuitas e serão realizadas sempre às 20h, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A mostra conta com nove apresentações, divididas nos dois dias, e envolve trabalhos solos e coletivos.

No primeiro dia, serão apresentados 4 trabalhos, com 15 minutos de duração cada um: Um Corpo Jogador ao Mar,InquietosPerfeitamente Incompleto e Ossuário. Já no segundo dia, os trabalhos Ecou (que será apresentado embaixo do Planetário), Resiliência (será apresentado com o público de 60 pessoas), TransiTO, KKKK e Canil. O processo criativo foi desenvolvido pelos 22 alunos do curso, sob a supervisão de Andréa Bardawil, supervisora de estágio do curso.

Na variedade de assinaturas, propostas, elementos técnicos e corporeidades de cada trabalho, evidencia-se a proposta artístico-pedagógica do curso e sua ênfase na formação de intérpretes-criadores. O Curso Técnico em Dança teve dois anos de duração e está concluindo com 22 alunos formados.

Curso Técnico em Dança ?

O programa de Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes tem como objetivo qualificar e habilitar profissionais em nível técnico para o exercício da função de bailarino e desempenho de atividades ligadas à dança, segundo as bases tecnológicas, competências e habilidades sugeridas pelos Referenciais Curriculares Nacionais de Educação Profissional, área de artes, subárea de dança. O programa tem coordenação de Paulo Caldas e assistência de Thiago Braga e Wilemara Barros.

PROGRAMAÇÃO
PROGRAMA I (dia 26/09)

Um Corpo Jogado ao Mar
Uma queda brusca de um corpo em médio transe rasga o espaço, desloca-se. Encarnado na figura de deusa. Deusa monstra. Deusa e diabo. Grito seco, grito mudo de uma mãe oceano. O mar como testemunha de um ato brutal e como território de um acontecimento entre a realidade e o que se pode inventar. O mar dorme fiel, sobre seus túmulos. A Deusa faz a terra cantar! Ela faz a terra ranger os dentes! Olhem para o seu quadril; de lá saem o céu e o inferno.

FICHA TÉCNICA
Criação e Interpretação: Bruno Gomes
Orientação: Andréa Bardawil
Luz: Walter Façanha
Figurino: Ruth Aragão
Assistente de figurino: Isac Bento
Orientação sonoro-musical: Consiglia Latorre


Inquietos

Inquietos reflete a interdependência de corpos; fluidos e ágeis, sobre um banco imparcial, arriscam-se e desencadeiam uma sequência de sensações e de reações das mais diversas formas.

FICHA TÉCNICA
Propositor: Walef Rocha
Coreografia: Tamires Sales, Wesdey Alencar e Walef Rocha
Orientação: Andréa Bardawil
Luz: Walter Façanha
Figurino: Ruth Aragão
Assistente de figurino: Isac Bento
Trilha sonora:  Consiglia Latorre


TransiTO

Um corpo em dança. Que dança. Move-se de lá para cá. Daqui para lá. Quais são suas questões?! Haverá alguma?!

FICHA TÉCNICA
Intérprete-criador: Dyego Stefann
Orientação: Andréa Bardawil
Luz: Walter Façanha
Figurino: Ruth Aragão
Assistente de figurino: Isac Bento
Orientação sonoro-musical: Consiglia Latorre


Ossuário

Aquela matéria sepultada que ainda sobrevive se lançada em um caminho invertido.
Um círculo de baixo para cima ? de trás para frente.

FICHA TÉCNICA
Intérpretes-criadores: Thales Luz e Diogo Braga
Orientação: Andréa Bardawil
Luz: Walter Façanha
Figurino: Ruth Aragão
Assistente de figurino: Isac Bento
Orientação sonoro-musical: Consiglia Latorre
Agradecimentos: Filipe Acácio, Bianca Ziegler, Aspásia Mariana, Honório Félix, Hector Briones, Pablo Assumpção, família Luz.


PROGRAMA II (27/09)

Ecou (este trabalho será apresentado embaixo do planetário)
Dar corpo ao som: gritos, palmas, assobios, pisadas e seus ecos se tornam a matéria de uma dança que se aventura por aquilo que a desloca e renova.

FICHA TÉCNICA
Intérprete-criador: Silvio Carlos
Orientação: Andréa Bardawil
Figurino: Ruth Aragão
Assistente de figurino: Isac Bento
Orientação sonoro-musical: Consiglia Latorre

 

Resiliência (este trabalho será apresentado com o público de 60 pessoas no palco)
Um junto de todos e um versus todos ? junto de outros que geram um lugar comum.
Entre o peso do ambiente e a necessidade resiliente de se mover, há a tomada de decisão. Corpo que dança na referência da tensão do encontro.

 

FICHA TÉCNICA
Direção: Gabriela Jardim
Intérpretes-criadores: Diogo Braga, Edson Nobre, Gabriela Jardim, Hans Müller, Victoria Andrade, Wesdey Alencar.
Orientação: Andréa Bardawil
Luz: Walter Façanha
Figurino: Ruth Aragão
Assistente de figurino: Isac Bento
Orientação sonoro-musical: Consiglia Latorre

 

Perfeitamente Incompleto

Perfeitamente Incompleto envolve questões críticas sobre o que seria perfeito, belo, modelo, sobre aquilo que não teria falhas ou erros. Mas, existiria mesmo algo incorrigível, inabalável em sua completude?

 

FICHA TÉCNICA
Argumento, Direção e Interpretação: Alan Lima
Orientação: Andréa Bardawil
Luz: Walter Façanha
Figurino: Ruth Aragão
Assistente de figurino: Isac Bento
Orientação sonoro-musical: Consiglia Latorre

 

KKKK

FICHA TÉCNICA
Proponente: Victor Hugo HAHA
Bailarinos-brinks-criadores:
Bruno Gomes, como K1
Honório Félix, como K2
Jhon Morais, como K3
Luciene Feitosa, como K4
Orientação: Andréa Bardawil
Luz: Walter Façanha
Figurino: Ruth Aragão
Assistente de figurino: Isac Bento
Orientação sonoro-musical: Consiglia Latorre

 

Canil
?[?] em termos de dominação simbólica, a resistência é muito mais difícil, pois é algo que se absorve como o ar, algo pelo qual o sujeito não se sente pressionado; está em toda parte e em lugar nenhum, e é muito difícil escapar dela?
Pierre Bourdieu

 

Quando a videovigilância é considerada uma instância de promoção da ordem e controle social do espaço público, até que ponto ele é deveras público? A sensação de liberdade e o direito de ir e vir são ilusórios. As relações de dominação estão irremediavelmente imbricadas nesta abordagem invasiva. O que fica, após um ato violento de revista? O constrangimento, a impotência, a violação. A escrita corporal de Canil é permeada por uma sensorialidade imagética, descrita nas entrelinhas do movimento, num beco escuro à meia luz. Canil: terrorismo de sensações.

 

FICHA TÉCNICA
Argumento, Direção e Interpretação: Edmar Cândido
Orientação: Andréa Bardawil
Luz: Walter Façanha
Figurino: Ruth Aragão
Assistente de Figurino: Isac Bento
Orientação sonoro-musical: Consiglia Latorre

 

SERVIÇO:
Díspar, mostra de trabalhos de conclusão dos alunos do CTD
Quando: 26 e 27 de setembro, às 20h
Onde: Teatro Dragão do Mar
ENTRADA GRATUITA

 

Assessoria de Comunicação da Escola Porto Iracema das Artes
Ana Alice Nogueira
(85) 3219.5842

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil

Governo do Estado do Ceará