Projeto “Jovens Paleontólogos” é retomado em Nova Olinda

26 de setembro de 2015 - 12:40

O projeto Jovens Paleontólogos foi retomado no Cariri. De 2012 a meados de 2014, foi desenvolvido no Geopark Araripe o projeto. O público-alvo foi composto de 12 alunos do Ensino Médio das escolas do Município de Santana do Cariri, onde se localiza o Museu de Paleontologia da Universidade Regional do Cariri e os Geossítios: Parque dos Pterossauros e Pontal de Santa Cruz.

Os objetivos do “Jovens Paleontólogos”, idealizado pelo Diretor Executivo do Geopark Araripe, Francisco Idalécio Freitas, foram identificar e trabalhar a importância dos fósseis da Bacia Sedimentar do Araripe e sua doação para o Museu de Paleontologia da URCA, com destaque para o fortalecimento da identidade do território do Geopark Araripe, como ações de geoconservação.

Os jovens multiplicadores da consciência de geoconservação e da importância da entrega dos fósseis para exposição do Museu foram, portanto, habilitados nessa temática durante o projeto. Foi, então, criado o “Termo de doação”, para reconhecer e valorizar os trabalhadores da Pedra Cariri que executassem a atividade de entrega do material paleontológico. Os Jovens Paleontólogos contribuíram na concretização desse trabalho, já como parceiros do Geopark Araripe.

Desde então, mais de 2.700 fósseis foram entregues ao museu e até hoje os trabalhadores da Pedra Cariri (Geossítio localizado no município Nova Olinda/CE, vizinho a Santana do Cariri) doam fósseis que reconhecem como novos para o Museu.

Recentemente foi criado outro projeto com desdobramento semelhante. Intitulado popularmente “Barracão do Saber”, esse projeto tem objetivos semelhantes ao primeiro, com a diferença que, dessa vez, terá como público-alvo os trabalhadores da Pedra Cariri.

Como muitos deles não são alfabetizados, o “Barracão do Saber” que tem o apoio do Proprietário da Mineradora e da Secretaria de Educação do Município de Nova Olinda, objetiva trabalhar a alfabetização/letramento e ensino técnico sobre geologia, biodiversidade e paleontologia da Bacia Sedimentar do Araripe a esses trabalhadores. O objetivo é construir com eles a dignidade do saber ler e a especialidade de serem guias técnicos para os inúmeros visitantes do local. Desse modo, segundo Francisco Idalécio, “esse projeto é uma reestruturação mais específica do ‘Jovens Paleontólogos'”.

26.09.2015

Elizângela Santos
Assessora de Imprensa da Universidade Regional do Cariri (URCA)
88 3102.1212 | 88 99915.3450
urca.imprensa@gmail.com

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa da Casa Civil
Governo do Estado do Ceará
(85) 3466.4898