Novo Centro Socioeducativo reforça modelo de educação humanizado

28 de setembro de 2015

A vice-governadora Izolda Cela inaugurou, na manhã desta segunda-feira (28), o Centro Socioeducativo do Canindezinho, em Fortaleza. Integrando às ações do “Pacto Por um Ceará Pacífico”, o Centro reforça um novo sistema de acolhimento aos adolescentes em conflito com a lei, focado na humanização, educação dos internos.

 

Com capacidade para abrigar 90 jovens, em área total de 15 mil metros quadrados, a unidade é a 16ª sob a coordenação da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS). “Toda a estrutura aqui foi pensada para possibilitar que tenhamos um ambiente ainda mais humanizado. E a construção dessa humanização se dá com um projeto pedagógico estruturado que será implementado no Centro. Temos a intenção de que os jovens tenham, minimamente, a oportunidade de se desenvolver e evoluir”, ressaltou a vice-governadora do Estado. Ela ministrou palestra para os cerca de 170 profissionais contratados para atuar na unidade.

 

Investimentos

R MVS9022Em total conformidade com o que preceitua o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a nova estrutura conta com cinco blocos de dormitórios, quatro blocos de salas de aulas e oficinas profissionalizantes, quadra poliesportiva, anfiteatro, refeitório, centro ecumênico e um campo de futebol, além de salas equipadas para atendimento médico e de enfermagem, nutrição, serviço social, psicologia, pedagogia, assistência jurídica e de recepção às famílias, parentes e amigos dos internos, sendo investidos no total o valor de R$ 9.390.318,03 em todo espaço.

 

Para o secretário Josbertini Clementino, o Centro marca um novo modelo educacional que vai além da estrutura física. “Nós queremos que este seja um Centro modelo. Não somente para o Estado, mas para todo Brasil. Nosso objetivo é potencializar as medidas socioeducativas e as políticas públicas que visam conscientizar e melhorar a vida dos internos que passam por este Centro”.

 

Novas unidades no interior do Estado

R MVS9051Além dos dois centros em construção em Sobral e Juazeiro do Norte – que já estão com 45% das obras realizadas e devem ser entregues no início do próximo ano -, o secretário Josbertini Clementino também anunciou a construção de mais dois centros no Sertão Central e Região Metropolitana de Fortaleza.

 

As novas unidades anunciadas são parte do Programa de Apoio às Reformas Sociais do Ceará (Proares III), financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Governo do Estado. O objetivo é de melhorar as condições de vida e a inserção social de crianças, adolescentes e jovens em situação de risco social, bem como de seus familiares, além de fortalecer a capacidade de gestão estadual e municipal, principalmente na área social.

 

Na solenidade, estiveram presentes os secretários de Estado Hélio Leitão (Justiça e Cidadania), Socorro França (Controladoria Geral de Disciplina),  Miriam Sobreira (Políticas sobre Drogas) e Nelson Martins (Relações Institucionais); o assessor especial Acrísio Sena (Acolhimento aos Movimentos Sociais); os deputados estaduais Evandro Leitão e Bethrose Fontenele, o juiz Manuel Clístenes de Façanha, titular da 5ª Vara da Infância e da Juventude de Fortaleza e a defensora geral Andrea Alves Coelho, Defensoria Pública do Ceará ; além de representantes da sociedade, do sistema socioeducativo e outras autoridades.

 

Fotos: Marcos Studart

 

 

28.09.2015

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898