Relatório traça diagnóstico sobre consumo de água em prédios públicos

29 de setembro de 2015 - 21:47

A Secretaria das Cidades elaborou um relatório técnico sobre o uso da água em instituições públicas estaduais. O documento, elaborado em parceria com a Cagece, foi apresentado nesta terça-feira (29) à Comissão de Boas Práticas de Gestão e Uso de Água e Energia Elétrica. A comissão foi criada a partir do Decreto Estadual nº 31.723, que orienta os órgãos estaduais a uma redução de 20% do seu consumo de água e energia elétrica. No encontro, cada secretaria estadual também apresentou os seus projetos e ações nesse sentido.

 

Para elaboração do relatório foram analisadas informações do consumo de água e faturamento de 61 órgãos, cujas instalações são abastecidas pela Cagece, no período de janeiro de 2013 a agosto de 2015. A partir da análise, foi detectada uma queda de aproximadamente 10% no consumo no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Também foram realizadas vistorias em 17 instituições com a finalidade de detectar possíveis pontos de desperdício.

 

O relatório tem como objetivo traçar um perfil de consumo das instituições, identificar situações de desperdício e boas práticas de uso da água, bem como orientar as entidades a adotar ações para a economia da mesma. O documento aponta ainda recomendações a serem desenvolvidas em cada órgão estadual como: elaboração de plano de manutenção preventiva e corretiva de instalações hidrossanitárias; reaproveitamento de água; campanhas educativas; dentre outras ações que visam diminuir o consumo nos prédios públicos do Ceará.

 

 

29.09.2015

 

Assessoria de Imprensa – Secretaria das Cidades
Sabrina Lemos: 3207-5249

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898