Camilo Santana assina ordem de serviço para CEI em aniversário de Camocim

30 de setembro de 2015 - 12:21

O governador Camilo Santana esteve na noite desta terça-feira (29) em Camocim, Região Norte, para prestigiar os festejos pelos 136 anos do município. Na ocasião, o chefe do executivo assinou a ordem de serviço para a construção de um Centro Educacional Infantil, no valor de 1,3 milhão, proveniente do Governo do Estado, de empréstimo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e contrapartida do município.

“Essa é a segunda vez que venho a Camocim como governador.  Fiz questão de vir aqui hoje para dividir a alegria de comemorar os 136 anos de emancipação política. Hoje eu e a prefeita Mônica Aguiar viemos dar um presente que é esse Centro de Educação Infantil moderno, equipado. Muitos pais e mães precisam trabalhar e não têm onde deixar os filhos e esse equipamento vai resolver esse problema.  Em breve virei aqui para anunciar a nova sede do Detran no município. Sintam-se cada um de vocês abraçados por mim”, disse Camilo Santana, que também aproveitou o momento para assinar a ordem de serviço para pavimentação de várias ruas da cidade.

Camocim 2A prefeita de Camocim, Mônica Aguiar, agradeceu o apoio dado pelo Governo do Estado ao município. “É um orgulho para nós estarmos aqui festejando a nossa cidade e estar aqui anunciando esse Centro Educacional. Temos que agrader o prestígio e a atenção que o governador Camilo Santana tem dado a nós”, disse.

Quem ficou satisfeito com a instalação de uma CEI foi o comerciante João Pedro de Aguiar, que vê um bom futuro para os filhos. “Fico muito feliz que o governador tenha vindo no aniversário da cidade para dar esse presente para nós. Tenho 2 filhos pequenos e certamente eles vão ser beneficiados com uma estrutura boa para aprendizado, educação. Todos nós só temos a ganhar”, disse.

A opinião é compartilhada pela recepcionista Helaine de Oliveira. “Uma cidade tão bonita, que atrai tantos turistas como Camocim não poderia deixar de ter um equipamento bom como esse. Nossos jovens, que são o nosso futuro, serão muito felizes lá. Todos somos gratos ao Governo do Estado por essa iniciativa”, disse.

Participaram também da solenidade o presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque; o deputado estadual Sérgio Aguiar; além de prefeitos e autoridades locais.

Centros de Educação Infantil

Camocim 4Essa é a 9ª ordem de serviço (Carnaubal, Saboeiro, Horizonte, Pentecoste, Tianguá, Ipu, Santa Quitéria, Reriutaba e Camocim) das 10 novas unidades previstas dentro do pacote de investimentos lançado pelo governador este ano para a construção de 54 espaços educacionais do mesmo tipo. As outras 44 CEIs estão em contratação. Os recursos são da ordem de R$ 70,8 milhões e integram o Programa de Ampliação da Oferta Municipal de Educação Infantil.

Além desse pacote, outros 65 Centros estão assegurados para as crianças cearenses, dos quais, 25 estão concluídos, 04 em licitação, 25 em construção e 11 em processo de convênio. Ao todo, serão 119 CEIs.

O espaço pode atender até 208 crianças e o prédio é composto por quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraudário, dormitório, copa, recepção e playground.

Aniversário de Camocim

Camocim 1Camocim fica a cerca de 370 km de Fortaleza, com 62.500 habitantes, segundo dados do IBGE 2010. A programação de comemoração do aniversário do município começou na quinta-feira (24)  com a abertura do XXVII Salão de Artes, a reinauguração da Unidade Básica de Assistência à Saúde da Família Dr. José Vieira Ibiapina, a I Etapa do Campeonato de Wind Surf, a reinauguração da Praça José Severiano Morel (Praça da Matriz), corrida de pedestres e ciclística, a XXVIII Regata de Canoas, a inauguração do CREAS Francisco Alcy de Albuquerque.

Na terça (29), as comemorações seguiram  com a inauguração da UBS Vereador Adroaldo Martins de Moura e a Missa em Ação de Graças aos 136 anos de Emancipação Política do Município de  Camocim na Igreja de São Francisco.

Foto: Tiago Stille

30.09.2015

Thiago Sampaio
Repórter/Célula de Reportagem

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa
Governo do Estado do Ceará