Camilo Santana participa de inauguração da nova sede da Polícia Federal

1 de outubro de 2015 - 22:32

O governador Camilo Santana participou, na tarde desta quinta-feira (01), da inauguração da nova sede da Polícia Federal. O chefe do executivo disse que o trabalho realizado pelo órgão é fundamental para o Estado. “A Polícia Federal tem desempenhado um papel importantíssimo no Ceará. Nós procuramos estreitar cada vez mais a parceria e o diálogo com a instituição, inclusive com a criação do ‘Ceará Pacífico’. Portanto, vim parabenizar o trabalho que a Polícia Federal tem feito pelos cearenses”, salientou.

 

A reforma do prédio contou com o aporte de R$ 10 milhões, onde foram realizadas novas instalações elétricas, hidrossanitárias e lógicas, passando a dispor de equipamentos modernos e eficientes. No prédio, funcionará toda a estrutura administrativa da Rgov4Polícia Federal e as delegacias Fazendária (Delefaz), de Combate ao Crime Organizado (DRCOR), de Repressão à Entorpecente (DRE) e a Regional Executiva (Derex).

 

O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, disse que investir para melhoria da instituição é investir na segurança do Estado. “Nós cedemos um terreno aqui ao lado para que a Polícia Federal possa trabalhar em melhores condições. Hoje ela já exerce um papel muito importante no estado: nas fronteiras, no combate as drogas, na desarticulação das quadrilhas e em tantas outras atividades. Quanto mais forte, RGov2quanto maior o efetivo e quanto melhor sua condição de trabalho, melhor para a segurança do Estado”, apontou.

 

O superintendente Regional da Polícia Federal no Ceará, Renato Casarini, disse que a nova sede trará um retorno significativo nas atividades do órgão. “Temos hoje uma sede ampliada e completamente modernizada, recebendo o que há de melhor em equipamentos e instalações, beneficiando não somente aos nossos servidores, mas a população cearenses como um todo, que contará com uma Polícia Federal melhor equipada”, informou.

 

Representando o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, o delegado Sandro Caron falou da relação do órgão com o Estado. “Gostaria de agradecer, imensamente, ao Governo do Estado do Ceará, pelo apoio que deu à Polícia Federal. Esse Rgov3apoio deveria ser a regra e serve como modelo. Nem todo lugar é assim, muitas vezes porque o Estado não tem condições. Por isso, digo nas reuniões em Brasília, que o Ceará é ótimo para trabalhar – dada a parceria que temos com todos os órgãos públicos”, enfatizou.

 

Participaram da solenidade o ex-governador Cid Gomes; os secretários Alexandre Landim (Casa Civil), Cel. Túlio Studart (Casa Militar), Delci Teixeira (SSPDS); o presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque; a presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Iracema do Vale; o procurador da República no Ceará, Lino Edmar de Menezes; além de servidores, sindicatos e associações ligados à instituição.

 

PF no Ceará
A Polícia Federal iniciou suas atividades no Ceará como sub-delegacia, criada pela Portaria nº 161 de 1965. Inicialmente, a unidade estava vincula à Delegacia Regional da PF no estado do Pará. Pelo Decreto-Lei nº 908, de 1º de outubro de 1969, a sub-delegacia foi transformada em Delegacia Regional, tendo como subordinadas as co-irmãs dos estados do Piauí e do Maranhão. Em 1972, todas essas sub-delegacias foram transformadas em Superintendências Regionais.

 

A Polícia Federal começou a atuar no estado em locais provisórios, com o apoio de outros órgãos públicos. Primeiramente, instalou-se em uma sala na Capitania dos Portos na Praça Almirante Saldanha e, com o aumento do quadro de servidores, foi transferida para o prédio da Secretaria de Segurança Pública e, posteriormente, para o prédio da Caixa Econômica Federal no Ceará.

 

No ano de 1967 funcionou, por um curto período, em um prédio alugado na Rua Tibúrcio Cavalcante. Desde então a Superintendência ocupou mais dois prédios, todos também alugados. Em 1974, com a doação pela Prefeitura de Fortaleza deste terreno, na av. Borges de Melo, iniciou-se a construção da sede da Superintendência Regional da PF no Ceará, oficialmente inaugurada em 20 de outubro de 1977.

 

 

Fotos: Queiroz Neto

 

01.10.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Wilson Zanini
Gestor / Célula de Reportagem

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898