No mês das crianças, Secult lança o programa Escola no Cinema

1 de outubro de 2015 - 20:24

Nesta quinta-feira, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) deu início às atividades do Programa Escola no Cinema. Por meio do projeto, o Cineteatro São Luiz passa a receber, nas quintas e sextas-feiras, turmas escolares do Ensino Fundamental e Médio e de associações e ONGs que atuam com crianças e adolescentes, para sessões especiais de cinema, às 9h e 14h30min, todas gratuitas e agendadas previamente.

 

Nos rotos dos alunos de 1º, 2º e 3º ano, os sorrisos. Na tela, curtas-metragens nacionais e internacionais davam início a uma grande viagem das crianças pelo mundo da sétima arte. Assim foi o primeiro dia de programa Escola no Cinema, em que Cineteatro recebeu turmas da Escola Municipal São João Batista, da Escola Municipal Paulo Sérgio de Souza Lira, da Escola Municipal Moura Brasil, entre outras.

 

Pela manhã, cerca de 500 alunos estiveram presentes para prestigiar o reinaugurado São Luiz e para assistir a uma sessão de cinema diferenciada. Foi a primeira vez de muitas crianças no cinema.

 

A professora da Escola Municipal Moura Brasil, Alexssandra Queiroz, que esteve acompanhando seus alunos pela tarde, destacou a importância da arte e cultura na formação dos estudantes. “A educação não está em quatro paredes. Ela faz parte também da cultura, do teatro do cinema. Tudo isso é muito válido”, comentou.

 

 

Agendamento e formação de plateia

 

Os filmes do programa Escola no Cinema são selecionados pela curadoria do Cineteatro, conforme a faixa etária das turmas. Escolas públicas ou particulares e associações podem participar, sem custos, devendo agendar pelo email: producaosaoluiz@gmail.com.

 

“Este é um programa de formação de plateia, de democratização da cultura, de apresentação, às crianças e professores, desta joia do nosso patrimônio histórico que é o Cineteatro São Luiz. Esperamos que as escolas públicas e privadas e as associações participem!”, destaca o secretário da Cultura do Estado do Ceará, Guilherme Sampaio.

 

 

01.10.2015

 

Coordenação de Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
85 3101.6761 / 85 8699-6524 – Dalwton Moura / secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de Imprensa – Casa Civil