Programação de outubro dos equipamentos da Secult traz musicais, dança, teatro, feiras, arte e cultura nas praças

1 de outubro de 2015 - 18:30

 

 

Mês da Criança, outubro traz novidades nos equipamentos da Secult. Tem o programa “Escola no Cinema” que receberá gratuitamente, nas quintas e sextas-feiras, turmas escolares do Ensino Fundamental e Médio e de associações e ongs que atuam com crianças e adolescentes, para sessões especiais no Cineteatro São Luiz, às 9h e 14h30min, todas gratuitas e agendadas previamente.

 

Também neste mês, haverá programação especial pra criançada com contação de histórias, brincadeiras, circo e ainda teatro infantil. Além disso, a X Bienal Internacional de Dança do Ceará chega ao Dragão do Mar, Theatro José de Alencar e ao São Luiz, trazendo o melhor da dança do Brasil e do mundo, em apresentações gratuitas. Tem também o Festival de teatro infantil do Ceará, com apresentações no TJA, e a Feira da Música que chega movimentando Fortaleza e inúmeros equipamentos sociais e culturais.

 

 

Pra não ficar parado!

 

Lançamentos de livros, de cds como o “Invocado que Só!”, do grupo Dona Zefinha, espetáculos musicais como o da cantora Mel Mattos e do Flor Amorosa estão na programação do Centro Dragão do Mar, durante o mês de outubro.

 

A ideia é não ficar parado e as atividades começam já na primeira semana do mês com a chegada dos Festivais: 9º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e o 5° TIC – Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará. Programação completa: http://www.dragaodomar.org.br/programacao.php?pg=CDMAC .

 

 

Gastronomia, dança, música, teatro infantil e literatura

 

O Theatro José de Alencar reúne gastronomia, dança, música, teatro infantil, contação de histórias e literatura de cordel em outubro. Com programação que integrará também o Viva o Centro Fortaleza, durante os sábados do mês, o Theatro recebe ainda a X Bienal Internacional de Dança do Ceará, a Feira de cordéis e recital da rede Mnemosine de mulheres cordelistas, cantadoras repentistas, a Canção Erudita Entre Cordas e Teclas, o espetáculo Re­Vintage ­ Residência Artística de Sapateado, a XIV Feira da Musica, os Concertos de Câmera da orquestra Sinfônica da UECE e muito mais.

 

Além disso, todos estão convidados a participar do Seminário “E agora, José!”, que debaterá sobre a ocupação artística do TJA, no dia 21/10, quarta-feira, às 18h, no Foyer. É só chegar e participar.

 

 

Festivais, mostra de teatro estudantil música autoral, dança e atividades infantis no TCC

 

O Teatro Carlos Câmara segue sua programação no mês de outubro com dança, às quartas-feiras, música às quintas-feiras, teatro às sextas e as atividades infantis aos domingos. Tudo gratuito. Representando a música teremos a banda “Transacionais”, o músico Marcus Caffé, o Selestrial, composto pelo Duo Júnior do Crato e Fabrício da Rocha, o músico Caio Castelo e ainda a Feira da Música de Fortaleza.

 

Nas artes cênicas, serão apresentados os espetáculos “No Largo do Pixinga” do Beco dos Contadores, o “Quase Nada” do grupo Nóis de Teatro, “Eu acho que não estamos mais no Kansas Rosana” de Lua Ramos, e o “Navalha na Carne”, do Grupo Imagens de Teatro, que esteve em cartaz no mês de setembro no TJA, também equipamento da Secretaria da Cultura do Estado.

 

As crianças serão presenteadas com uma grande diversidade de espetáculos. Quem inicia as atividades infantis é a peça “Dona Onça Pintada e seu Bode Cheiroso”, da Comédia Cearense, em seguida será apresentado o espetáculo “O Pequeno Ogum”, de Edvaldo Batista, tem ainda a “Turma do Chaves num Sonho de Criança”, do grupo Pensart. Todos os espetáculos são gratuitos e apresentados aos domingos, sempre às 10h.

 

A Dança trará ao palco do Carlos Câmara, a partir da segunda semana do mês, os espetáculos “Exercício do só” de Henrique Castro, “Vagabundos”, dirigido por Andreia Pires, “Alma Nordestina”, da Cia de Danças Populares Txai, e “Salve” do Grupo Salve. A programação completa do Teatro Carlos Câmara pode ser conferida no site: www.secult.ce.gov.br

 

 

Escola de Artes e Ofícios abre inscrições para Curso de Apreciação da Arte

 

O curso possibilitará a ampliação do olhar sobre as produções artísticas do período do Renascimento até os dias atuais. As inscrições presenciais ocorrem de 1 a 9 de outubro, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, com vagas limitadas e por ordem de inscrição. Gratuito, o curso será ministrado pelo artista visual, curador e professor Solon Ribeiro, graduado em comunicação e arte pela L’école Superieure des Artes Décoratifs, Paris–France.

 

 

+ Cultura e Arte nas praças

 

É o que propõe a programação do Praça das Artes, projeto realizado pelo Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura, gerido pelo Instituto Dragão do Mar. Em uma parceria com a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude de Fortaleza, a partir deste projeto e durante a reforma do CCBJ, que segue até janeiro de 2016, as atividades realizadas pelo Centro Cultural Bom Jardim ocorrerão às sextas-feiras, aos sábados e domingos na Praça da Juventude da Granja Portugal e, uma vez por mês, em outra praça do Grande Bom Jardim.

 

A programação conta com apresentações, shows e intervenções culturais e artísticas, programação infantil, exibição de filmes, feira de artesanato e produtos criativos.

 

 

Porto Iracema traz oficinas de dança, artes visuais e muito mais

 

De 30/9 a 05/10, a Escola Porto Iracema das Artes sediará as oficinas do Projeto Abalroadas, em uma ação de partilha através da aproximação destes artistas que atravessaram nossos corpos com os mais diversos processos formativos e que colaboraram/colaboram na construção da dança cênica cearense, seja com seus fazeres técnicos ou com suas obras artísticas.

 

A cada encontro haverá dois momentos: uma prática corporal proposta pelo artista convidado e um momento de conversa acerca do seu processo de criação, sua trajetória e suas histórias dançadas na cidade de Fortaleza.

 

Também em outubro, o Porto Iracema receberá nos dias 20, 21 e 22 de outubro, das 14h às 17h30, a oficina de artes visuais “Curadoria e Histórias das Exposições”, com o historiador da arte Júlio Martins. O período de inscrições vai de hoje até 8 de outubro. A atividade possui carga horária de 9h. Estão disponíveis 20 vagas. Para se inscrever, acesse o formulário: http://www.portoiracemadasartes.org.br/inscricoes-abertas-para-a-oficina-curadoria-e-historias-das-exposicoes-com-julio-martins/

 

 

Museu do Ceará e o Bode Ioiô em histórias para crianças

 

No próximo dia 10 de outubro, às 10h, o Museu do Ceará tem um encontro marcado com as crianças de todo o Estado, é que será o lançamento dos livros “O Bode Ioiô e o Museu do Ceará”, de autoria de Verônica Nicolau, ilustrado por Fred Barros, e o “Jangada Voadora”. Contação de histórias, teatro de bonecos com a participação da personagem Dorinha e uma visita guiada ao Museu estão programados para um Dia da Criança inesquecível no Museu do Ceará. O agendamento escolar será realizado através do telefone: 3101.2610.

 

Também em outubro, no dia 14/10, às 18h, o Museu do Ceará sediará o lançamento do livro “Festa das Almas: A alegria dos Vivos”, de autoria de Auricélia Alves, que conta uma síntese histórica da Festa de Finados em Ocara, no Ceará. A ação é aberta ao público e conta com o apoio institucional da Associação dos Municípios do maciço de Baturité, da Prefeitura de Ocara, do Museu do Ceará e da Associação Amigos do Museu do Ceará.

 

A programação completa dos equipamentos da Secult está disponível no site: www.secult.ce.gov.br

 

 

01.10.2015

 

Coordenação de Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
85 3101.6761 / 85 8699-6524 – Dalwton Moura / secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de Imprensa – Casa Civil