Bolsas de sangue do Hemoce são identificadas com padrão internacional

2 de outubro de 2015 - 12:00

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), unidade da Secretaria da Saúde do Estado, avança na segurança e qualidade nos produtos e serviços à população cearense, com mais um pioneirismo. As bolsas de sangue coletadas pelo Hemoce agora contam com identificação no padrão internacional ISBT 128, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.  Com a padronização global, é possível localizar as bolsas de sangue produzidas pelo Hemoce em qualquer parte do mundo através da identificação, código de barras e rotulagem dos produtos que são classificados por código do produto, data e unidade responsável pela coleta, validade e testes laboratoriais.

 

“Caso exista uma situação de emergência e as bolsas de sangue do Hemoce precisem ser enviadas para outros estados ou até mesmo para outros países, será possível identificar com rapidez e segurança os componentes do sangue”, informa a diretora geral do Hemoce, Luciana Carlos. Os códigos utilizados para identificação estão definidos por uma  tabela da “Council for Commonality in Blood Banking Automation, InC” (ICCBBA) órgão ligado a Organização Mundial da Saúde (OMS), que coordena o padrão ISBT 128.

 

banner bolsas hemoce v2Márcia Tamura (46) já realizou mais de dez doações voluntárias no Hemoce. Além de doadora fiel, a analista de sistema agora faz parte da história por ter sido umas das primeiras doadoras que teve a bolsa de sangue coletada no padrão internacional. “Saber que o sangue da minha doação pode chegar em qualquer lugar do mundo com segurança, me deixa além de feliz, satisfeita e tranquila”, disse.

 

A nova tecnologia fornece informações seguras e detalhadas das bolsas de sangue, o que significa mais segurança e qualidade aos doadores e pacientes. O Hemoce é a única hemorrede pública estadual a integrar o padrão ISBT 128 em todas as unidades. Essa integração é feita via internet e só foi possível devido à implantação do cinturão digital do Ceará, uma rede de três mil quilômetros de cabos de fibra óptica que oferece acesso à internet no Estado em alta velocidade. Com a integração de todas as unidades do Hemoce, o Ceará se torna o primeiro estado do país a ter uma hemorrede pública totalmente interligada no padrão internacional ISBT 128. Essa inovação é mais um passo para concretizar o objetivo da instituição de ser um centro de excelência em hemoterapia, hematologia e terapia celular com elevado padrão e reconhecimento internacional.

 

A hemorrede estadual é composta por um hemocentro coordenador (Hemoce Fortaleza), um posto de coleta de sangue no Instituto Dr. José Frota (IJF), quatro hemocentros regionais nas cidades de Sobral, Iguatu, Crato e Quixadá e um hemonúcleo em Juazeiro do Norte. O Hemoce atende 94% dos leitos hospitalares do Estado e 100% da rede SUS no Ceará, ajudando a salvar vidas de pacientes em mais de 300 hospitais e clínicas de hemodiálise.

 

 

Segurança dos pacientes

 

A denominação ISBT 128 foi usada originalmente em função do papel desempenhado pela Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea (International Society of Blood Transfusion – ISBT) no desenvolvimento da padronização internacional desses produtos. Atualmente significa Informação Padronizada em Sangue e Transplante e deriva da sigla em inglês Information Standard for Blood and Transplant – ISBT. O número 128 se refere aos 128 caracteres utilizados nessa padronização, relacionados ao conjunto de caracteres ISO/IEC 646.

 

O ICCBBA (Conselho Internacional para a uniformização em Automação de Bancos de Sangue) é a organização internacional responsável pela gestão do padrão ISBT 128, ligada à Organização Mundial da Saúde (OMS). É  uma organização não governamental internacional sem fins lucrativos,  com sede em Redlands, Califórnia,  e tem por missão melhorar a segurança dos pacientes através de padronização internacional.

 

 

02.10.2015

 
Assessoria de Imprensa do Hemoce
Natássya Cybelly
asscom@hemoce.ce.gov.br
3101.2308

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898