CGE apresenta detalhes da Lei de Acesso à Informação a ouvidores da Secretaria de Saúde

2 de outubro de 2015 - 20:24

Como parte da programação da 6ª oficina de Qualificação da Rede de Ouvidoria da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, a Célula de Acesso à Informação da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará apresentou detalhes da Lei de Acesso à Informação para os servidores da sub-rede de Ouvidoria da Sesa. O encontro aconteceu, nesta quinta-feira (02), na sede da Secretaria de Saúde, em Fortaleza, como parte das ações de qualificação dos profissionais, onde são abordados diversos temas, incluindo a atuação do ouvidor e as boas práticas no cumprimento da Lei de Acesso à Informação.

 

Durante o encontro, o articulador Coordenadoria de Fomento ao Controle Social, Tiago Peixoto, explicou o funcionamento do Comitê Gestor de Acesso à Informação (CGAI) e apresentou a atuação do grupo dentro da administração pública. “Por se tratar de uma lei ainda recente, é natural que haja dúvidas. Por isso, aproveitamos esses encontros para trocar experiências com os ouvidores e ampliar as discussões sobre a Lei de Acesso à Informação”, ressalta o coordenador.

 

 

A LAI

 

A Lei Estadual de Acesso à Informação determina a classificação de documentos que o Comitê Gestor de Acesso à Informação (CGAI) leva em consideração serem imprescindível à segurança da sociedade (à vida, segurança ou saúde da população) ou do Estado (soberania nacional, relações internacionais, atividades de inteligência). Cabe ao Comitê Gestor, portanto, deliberar e classificar as informações sigilosas e apreciar os recursos interpostos.

 

A divulgação das informações deve ser realizada por meio das páginas da internet dos órgãos, de forma clara e de fácil acesso. Além disso, o cidadão pode requisitar as informações por outros meios, como nas unidades de Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) ou pelos canais de ouvidoria.

 

 

02.10.2015

 

Assessoria de Comunicação da CGE
Flávia Salcedo – 85 3101.3474
flavia.salcedo@cge.ce.gov.br

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898