Curso de formação do CAR chega à Tauá e já atinge 13 territórios rurais no Estado

6 de outubro de 2015 - 18:15

Mais vinte técnicos capacitados com o curso sobre o Cadastro Ambiental Rural (Car) no município de Tauá. De 28 de setembro a 02 de outubro, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) esteve no Instituto Federal do Ceará daquela região, onde promoveu mais uma capacitação em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado (EGP). O treinamento tem como objetivo formar multiplicadores, para que os mesmos possam auxiliar de forma gratuita os pequenos proprietários rurais (até quatro módulos fiscais) a se cadastrarem no CAR e divulgarem as questões relativas ao cadastramento.

 

 

A capacitação ocorreu das 08 às 17h, sob o comando das palestrantes e engenheiras florestais da Diretoria Florestal (Diflo) da Semace Marcela Eberius e Jaine Cubas. Ao todo o curso fornece 40 horas/aula. Na sexta-feira (02) foi realizado mutirão de cadastramento, no intuito dos alunos auxiliarem os produtores a se cadastrarem sobre a supervisão das instrutoras da Superintendência.

 

De acordo com a Diflo da Semace, com esses treinamentos sobe o número de municípios capacitados e juntamente o número de facilitadores para auxiliar os pequenos proprietários e posseiros rurais, os dados serão atualizados no site da Semace mensalmente, divulgando os municípios e quantidade de capacitados. A partir dos 13 territórios rurais as atividades referentes ao CAR foram iniciadas: no Cariri, Inhamuns, Jaguaribe, Sertão Central, Região Metropolitana, Maciço de Baturité, Centro-Sul estando em etapas diferenciadas de execução. O curso ocorre em Sobral, de 05 a 09 de outubro.

 

De acordo com a Diflo da Semace, no total foram 100 cadastros apresentados pelos alunos dos cursos. Cada aluno só precisa mandar o total de cinco cadastros referente ao CAR. “Com certeza estão fazendo muito mais do que isso. Até maio de 2015 tinham sido feitos 475 cadastros. Em cinco meses de capacitações e sensibilizações o número foi para 2500 cadastros”, enfatiza o setor.

 

 

Confira aqui a lista dos municípios contemplados com a capacitação do CAR

 

 

Ações sobre o CAR

De acordo com a Diflo, é realizado um trabalho de mobilização pela Semace em parceria com técnicos dos municípios, representantes de sindicatos de trabalhadores e entidades estaduais. Durante essa etapa são apresentados os conteúdos programáticos focados na nova lei do Código Florestal nº 12.651 de 2012 e definidos o perfil do participante, bem como a co-responsabilidade no processo de divulgação e realização do CAR para os proprietários/posseiros com área de até quatro módulos. Neste momento, em parceria como municípios, a Autarquia participa também de entrevistas em rádios locais.

 

Ainda segundo a Diretoria, na etapa seguinte é que ocorre a realização dos cursos. “Ressalte-se ainda, que a Semace além da programação com os municípios pretende atender as demandas dos comitês de bacias e sindicatos de trabalhadores”, informa a técnica da Diflo, Tereza Farias, em referência à solicitação e realização do curso em novembro deste ano para atender o Comitê de Bacias do Banabuiú.

 

A Semace também tem participado de reunião com a equipe do Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) sobre o cadastro ambiental em perímetro irrigados no estado do Ceará.

 

CAR

O CAR é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, que tem como objetivo integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo a base de dados para controle, monitoramento e planejamento ambiental e econômico. O cadastro pode ser feito através do site: www.car.gov.br.

 

A Semace, assim como seus demais parceiros, auxiliam os empreendedores rurais e agricultores a se inscreverem no Sicar. A Diflo da Semace é a responsável em dar essa ajuda aos cidadãos. As dúvidas podem ser dirimidas através dos telefones (85) 3264-8117 ou (85) 3101-5546. A Semace inicia o atendimento nos escritórios regionais localizados no Crato e Sobral, além da sede em Fortaleza, na Diretoria Florestal.

 

No site da Autarquia, o cidadão pode saber mais ou até mesmo acompanhar informações atualizadas através da aba de “Serviço”, localizada no lado direito, no ítem intitulado “Cadastro Ambiental Rural (CAR)”.

 

 

06.10.2015

 

Ana Luzia Brito
Assessora de Imprensa da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)
comunicacao@semace.ce.gov.br
(85) 3101-5554/ 98653-8337

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado – Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898