Centenário de Humberto Teixeira: Marcus Caffé faz show especial no Teatro Carlos Câmara

7 de outubro de 2015 - 21:04

Um show especial para destacar o centenário de Humberto Teixeira e revelar outras vertentes da obra do eterno doutor do baião. Esta é a atração de quinta-feira (8), no Teatro Carlos Câmara, da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult). O cantor Marcus Caffé, um dos maiores intérpretes atuantes no Ceará, referência da geração que se consolidou no cenário local na década de 90 e seguiu atuante com trabalhos de diversidade e qualidade, apresenta o show “Humbertos”, em mais uma edição do espetáculo idealizado há 10 anos e desde então encenado em vários palcos de Fortaleza e do Interior do Estado.

 

“Humbertos”, no plural, destaca a multiplicidade de facetas da obra do genial Humberto Teixeira, compositor cearense que, mesmo reconhecido nacionalmente pela importância de sua obra, pela autoria de inúmeros clássicos e por sua trajetória como parlamentar, defensor dos direitos autorais, propulsor da música brasileira no exterior, artista que levou o imaginário do sertão até o Rio de Janeiro, então centro irradiador da indústria cultural, conquistando aplausos em todo o País.

 

O show de Marcus Caffé, maturado e reinventado ao longo desta década de circulação por diversos palcos, ressalta atualmente o resultado estético de todas essas vivências e ações de Humberto Teixeira, cuja relevância para a música brasileira vem sendo destacada ao longo deste 2015, inclusive com a realização de uma sessão especial na Câmara dos Deputados, além de várias homenagens em shows e festivais.

 

“O show traz sim as canções que consagraram Humberto, compostas apenas por ele ou em parceria com Luiz Gonzaga. Mas também estão presentes os sambas, as composições com Lauro Maia, que antecederam o baião e foram também muito importantes”, ressalta Marcus Caffé.

 

O intérprete, premiado em inúmeros festivais, destaca a alegria de retornar ao Teatro Carlos Câmara – “um espaço acolhedor” – para mostrar aquele que poderá ser o último show da longa temporada do projeto “Humbertos”.

 

“São 10 anos desde o início deste projeto, que me surpreendeu muito. Pensei inicialmente que seria mais um projeto, mais uma pesquisa, mas me encantei com o quanto de aprendizado veio da obra do Humberto e da vida dele, das coisas que ele fez, das heranças que deixou, da pessoa que ele foi e de tudo que fez pela cultura nordestina, pela música e pelos músicos”, enfatiza o artista.

 

 

Craques no palco do Carlos Câmara

 

Na apresentação desta quinta-feira (8), às 19h, com entrada franca, Marcus Caffé estará ao lado de Nonato Lima (acordeom), Samuel Rocha (violão e violão de sete cordas) e Giltácio dos Santos (clarinete), três dos mais aclamados representantes de uma jovem mas já experiente cena musical de Fortaleza. Integrantes do grupo Murmurando, Giltácio e Samuel somam seu natural entrosamento e a beleza do sotaque próprio que desenvolveram ao clarinete e ao violão às cores do acordeom de Nonato.

 

O show contará ainda com a especialíssima participação do bandolinista, violonista e guitarrista Carlinhos Patriolino, que recentemente lançou seu segundo CD. Convite para conferir um time de craques, no palco do Teatro Carlos Câmara, reverenciando – mas também reinventando – a obra de Humberto Teixeira.

 

SERVIÇO

Humbertos – Show de Marcus Caffé em homenagem a Humberto Teixeira.
Quinta-feira, 8/10, às 19h, no Teatro Carlos Câmara (Rua Senador Pompeu, 454, Centro).
Entrada franca.
Informações: www.secult.ce.gov.br.

 

 

07.10.2015

 

Coordenação de  Comunicação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
(85) 3101.6761

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/ Secretarias

 

Governo do Estado do Ceará
Coordenadoria de  Imprensa – Casa Civil