Governador decreta luto oficial pelo falecimento do político Mauro Sampaio

7 de outubro de 2015 - 19:34

O governador Camilo Santana decretou, nesta quarta-feira (7), luto oficial de três dias em decorrência do falecimento do político Dr. Mauro Sampaio. De acordo com o decreto, neste período, a bandeira do Ceará deverá ser içada a meio mastro. “Mauro foi um dos principais líderes políticos do Cariri e foi o responsável pela construção da Estátua de Padre Cícero, que se transformou num dos principais pontos de peregrinação de fiéis de todo o Brasil. À família, amigos e admiradores, minha solidariedade”, comunicou o chefe do executivo.

Mauro Sampaio se recuperava de uma cirurgia para o tratamento de um câncer e estava internado em São Paulo. O corpo do político já se encontra em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, e fica até a manhã desta quinta-feira (8) no Ciclo São José Operário, ao lado da Matriz de Nossa Senhora das Dores, local que será velado. A partir das 8h, o corpo segue em cortejo fúnebre para o cemitério do município de Barbalha, onde será sepultado no jazido da família.

José Mauro Castelo Branco Sampaio
Filho de Leão Sampaio e Odorina Castelo Branco, nasceu em Fortaleza, no dia 10/07/1927. Graduou-se em medicina pela Universidade do Rio de Janeiro, em 1952. Construiu a Estátua do Padre Cícero, na colina do Horto; o Estádio Mauro Sampaio, o Romeirão; e a Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte. Mauro foi também grande incentivador da criação da Faculdade Leão Sampaio.

Eleito prefeito da cidade de Juazeiro do Norte, em duas ocasiões, 1967 e 1996. Elegeu-se deputado federal por cinco vezes consecutivas ocupando vaga na Câmara de Deputados do Brasil de 1975 a 1995. Participou da constituinte de 1988, onde propôs 48 emendas, 16 delas aprovadas. Faleceu no dia 06 de outubro de 2015, em consequência de um câncer no intestino, aos 88 anos.

07.10.2015

Wiarlen Ribeiro
Repórter / Célula de Reportagem

Wilson Zanini
Gestor de Célula / Reportagem

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br / (85) 3466.4898