Mortes violentas caem no Ceará e em Fortaleza em setembro

7 de outubro de 2015 - 17:00

O Ceará registrou, em setembro deste ano, redução de mortes violentas no Estado e na Capital. O Estado apresentou redução pelo sétimo mês de 2015, com diminuição de 2,6% nos Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLIs) em relação ao mesmo período do ano passado. Já Fortaleza apresentou queda significativa de 13% em setembro. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (7) pelo governador Camilo Santana e a vice-governadora Izolda Cela, durante participação mensal na reunião de monitoramento do programa “Em Defesa da Vida”, na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em Fortaleza.

 

R151907 seguranca publica MG 4625Nos nove primeiros meses deste ano, a queda ficou em 10,3% no Ceará, com 339 vidas salvas em relação ao mesmo período do ano passado – 18,8% apenas em Fortaleza. Para Camilo Santana, a redução se deve a uma mobilização em vários setores, como exemplificado no Pacto por um Ceará Pacífico. “O que tem mostrado que as diversas ações realizadas, não só diretamente ligadas a seguranças pública, são extremamente importantes para o êxito das ações e na sensação de segurança. Essas ações precisam estar integradas com todos os setores, pois a questão de segurança dialoga com diversas iniciativas. Os nossos esforços continuam sendo grandes no intuito de diminuir cada vez mais os índices de violência no nosso Estado”, destacou o governador.

 

 

BPRaio, Batalhão de Divisas e Ciopaer em Sobral

 

CiopsEntre as ações para o reforço na segurança pública, o governador destacou a implantação de equipes do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), do Batalhão de Divisas e a base fixa da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) ainda este mês, em Sobral; além do treinamento das equipes do BPRaio, em Quixadá. Outra medida importante enaltecida por Camilo Santana foi a aplicação das Audiências de Custódia, em parceria do Governo do Estado com o Tribunal de Justiça do Ceará, que agiliza os julgamentos de flagrantes e minimiza a lotação em delegacias e presídios.

 

 

Fortaleza apresenta maior queda no ano

 

R MVS9541No acumulado de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 2.965 Crimes Violentos Letais Intencionais – uma diminuição de 10,3%, acima da meta de -6%. São 339 vidas salvas no período, se comparados com os 3.304 CVLIs dos nove primeiros meses de 2014. A maior redução nesse período foi registrada na Capital – 18,8%, passando de 1.526, em 2014, para 1.239, de janeiro a setembro deste ano. A Região Metropolitana de Fortaleza apresentou 12,1% menos registros de CVLI (565 casos), que no mesmo período de 2014 (643). No Interior Sul, houve alta de 2,5%, aumentando de 649 para 665. No Interior Norte, houve aumento de 2,1%, indo de 486 para 496.

 

Em setembro, o Interior Norte apresentou redução de 23%, caindo de 74 casos, em setembro de 2014, para 57 no mês passado. A Região Metropolitana de Fortaleza apresentou 59,1% mais registros de CVLI (70 casos) que no mesmo mês de 2014 (44). No Interior Sul a alta foi de 2,9%, indo de 69 para 71. Segundo Delci Teixeira, secretário da Segurança Pública e Defesa Social, os dados transparentes analisados pelo Estado propiciam um reforço nas ações de Governo. “Temos olhado com bastante atenção nossos dados, que são uma das mais transparentes do Brasil”, reforçou o secretário.

 

 

Destaque do Grupamento do BPMA

 

R MVS9548Ainda na reunião, o governador foi apresentado para a equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) que se destacou nos números de apreensão de armas. Foram homenageados os policiais militares sargento Paulo Yrtonny Duarte Alencar, soldado André Bezerra Felipe, soldado José Cláudio Feitosa Da Silva, soldado Arquimedes Ferreira de Souza e o soldado José Herman Figuereido Da Silva. A equipe, juntas, efetuaram a apreensão de 331 armas em setembro.

 

A reunião, que tem ainda a participação de representantes do Ministério Público, servidores através de videoconferência, transmitindo imagens das corporações de cinco cidades do Interior (Sobral, Crateús, Quixadá, Russas e Juazeiro do Norte), comandantes das vinculadas da SSPDS (Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e Perícia Forense), além de cerca de 60 profissionais das forças de segurança.

 

Fotos: Carlos Gibaja / Marcos Studart

 

 

07.10.2015

 

Wilame Januário
Repórter/Célula de Reportagem

 

Ciro Câmara
Gestor de Célula/Secretaria

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898