Secult promove nesta quarta (14), em Sobral, ‘Diálogos Culturais – Vale do Acaraú’

14 de outubro de 2015

Uma grande reunião entre o secretário Guilherme Sampaio, a equipe da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e artistas, produtores, técnicos, gestores, educadores, formuladores, articuladores e público do setor cultural, atuantes na região do Vale do Acaraú, em um pacto pelo fortalecimento das políticas de cultura no Estado. Essa é a proposta do encontro “Diálogos Culturais”, evento promovido regularmente pela Secult, em diferentes regiões do Ceará. Nesta quarta-feira, 14 de outubro, às 14h, a roda de debates, aberta à participação de todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura e a arte, chega a Sobral, congregando a comunidade cultural do Vale do Acaraú.

 

A reunião será realizada no Centro de Educação à Distância (CED), localizado na rua Iolanda P. C. Barreto, no bairro Derby. Serão convidados os gestores culturais dos diversos municípios da região, bem como artistas, produtores, espectadores e articuladores das artes e da cultura em geral. O “Diálogos Culturais – Vale do Acaraú” se soma às várias reuniões já realizadas pelo secretário Guilherme Sampaio com secretários municipais de Cultura, na sede da Secult em Fortaleza e também nos municípios, como forma de fortalecer a parceria entre as secretarias municipais e estadual e a integração no RDiálogos Culturais Fortaleza - PúblicoSistema Estadual de Cultura.

 

Durante os “Diálogos Culturais” será promovido um debate, aberto a todos os interessados em discutir as políticas públicas para a cultura, apresentando sugestões, apontando prioridades, reforçando demandas e fazendo perguntas ao secretário de Cultura do Estado do Ceará. Os “Diálogos Culturais” já foram realizados presencialmente nos municípios do Crato, Fortaleza, Quixadá e Guaramiranga, sempre com um caráter regional, congregando a comunidade cultural das cidades vizinhas. Também foram realizadas edições temáticas, em Fortaleza, como as voltadas para os editais da Secult, as políticas de cultura para o público LGBT, o debate sobre o mecenato e a relação entre produtores culturais e empresas apoiadoras de projetos.

 

Para viabilizar maior participação e ampla repercussão, os “Diálogos Culturais” contam com transmissão online, pelo site da Secult (www.secult.ce.gov.br) e nas páginas da Secretaria nas mídias sociais, como o Facebook e o Twitter. Trata-se de um programa permanente, de promoção de diálogo direto entre a Secult e os cidadãos, tanto de forma presencial quanto através da Internet, cumprindo as diretrizes de democratização e participação, definidas na política cultural do Estado.

 

 

Convite ao Vale do Acaraú

 

“Convidamos todos os envolvidos com a produção cultural, os militantes da área e todos da região do Vale do Acaraú que se interessam pelo tema participem deste momento de diálogo e construção “, afirma o secretário Guilherme Sampaio, convidando todos a tomar parte nos “Diálogos Culturais” em Sobral.

 

Segundo o secretário, a nova edição do “Diálogos Culturais” no Vale do Acaraú é mais uma demonstração de um dos compromissos da Secult para a atual gestão, de ampliar ações e recursos no Interior. “Esse compromisso está expresso no plano de governo, definido pelo governador Camilo Santana após amplo debate com vários setores da sociedade, e norteará as políticas e ações da Secult, de várias formas. As atividades desta quarta-feira em Sobral se somam a esse movimento”, detalha Guilherme Sampaio.

 

 

Compromissos e diretrizes

 

Entre outros compromissos destacados pelo secretário estão a ampliação gradativa do orçamento da Secult, com a meta de chegar ao equivalente a 1,5% do orçamento do Poder Executivo estadual até 2018 e a realização do primeiro concurso público da história da Secretaria. Entre as metas que já foram atingidas estão a plena retomada das atividades do Cineteatro São Luiz e o início das obras de reforma geral da Biblioteca Pública Menezes Pimentel, com a abertura de um novo local para funcionamento da Biblioteca (o Espaço Estação, no Centro de Fortaleza), enquanto acontecem as obras de reforma do prédio original.

 

A afirmação da riqueza da cultura cearense e a conscientização quanto a seu potencial estratégico para o desenvolvimento do Estado também são diretrizes para a gestão, assim como o objetivo de manter permanente diálogo com todos os setores capazes de contribuir, de forma conjunta, para fortalecimento das políticas e ações.

 

 

 SERVIÇO:

 

Diálogos Culturais da Secult – Vale do Acaraú

Quarta-feira, 14, às 14h, em Sobral. No Centro de Educação à Distância (CED), localizado na rua Iolanda P. C. Barreto, no bairro Derby. Entrada franca.

Informações:  Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – Secult – (85) 3101-6763 ou 6795 /  www.secult.ce.gov.br / codac@secult.ce.gov.br.

 

 

diálogosAovivo

 

 

Fotos: “Diálogos Culturais” realizados em Fortaleza e no Crato. Divulgação/Secult/Felipe Abud

 

 

14.10.2015

 

Assessoria de imprensa da Secult
(85) 3101-6761 /  secultmkt@gmail.com

 

Giselle Dutra
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898