TVC de cara nova e com mudanças na programação

14 de outubro de 2015 - 21:36

Algumas novidades começam a surgir na TVC, emissora de televisão vinculada à Secretaria da Casa Civil, nessa gestão de Camilo Santana. A primeira mudança a ser notada pelo telespectador será no projeto gráfico.

A nova identidade visual tem a finalidade de traduzir o conceito que passa a nortear a emissora, proposto pela nova equipe de direção. As principais premissas são a difusão cultural, a participação da sociedade civil e a contribuição para a formação educativa, crítica e intelectual do cidadão.

Visual Novo
A campanha “TVC é você aqui” utiliza fotografias de cearenses para dar forma a essa ideia. Além do elemento humano ocupar um lugar central nas vinhetas institucionais e de programação, as cores, fontes e a própria logomarca da TVC foram atualizadas e se apresentam de maneira mais arrojada.”Como referência, olhamos para as melhores tvs públicas do mundo e para as tendências de linguagem televisiva atual, sem peder de vista a cor local. As peças videográficas são o encontro da história da TVC, tudo que ela representa para o Ceará com aquilo que ela pretende se tornar”, explica Erick Picanço, um dos diretores a produtora Polegar Opositor responsável pelo desenvolvimento da identidade visual da emissora.

R CON PERIParticipação
No dia 15 de outubro, no Cine teatro São Luiz, durante a programação especial do Dia do Audiovisual Cearense, a TVC anunciará uma chamada pública para a apresentação de propostas para programação de 2016.

O presidente da TVC, o produtor audiovisual Tibico Brasil, destaca a importância da criação da Comissão de Avaliação da Programação, formada por representantes do governo do estado e do Fórum do Audiovisual e da Câmara Setorial do Audiovisual. “Na prática, esta Comissão é uma oportunidade da sociedade contribuir para a definição da programação da emissora pública, queremos tornar este processo mais democrático e participativo”. A portaria que institui a Comissão de Avaliação será publicada no site da TVC no dia 18 de outubro.

R MG 8032Parcerias
Ainda em outubro, três novos programas irão ao ar, todos frutos de parcerias da TVC com instituições ligadas à cultura e à educação: a Rede Cuca, o Centro Dragão do Mar, a Fundação Demócrito Rocha e a Universidade Federal do Ceará. Segundo a Diretora de Programação, a jornalista Isabel Andrade, a opção por trabalhar em co-produções é também uma forma de materializar o projeto de uma tv movida pela participação, mas o ponto central, afirma, é a visibilidade do conhecimento produzido localmente. “Nossa propósito é promover o compartilhamento do conhecimento que está na periferia, na universidade, nas instituições culturais do Ceará, transformando o conhecimento que hoje se dá num espaço restrito, em conhecimento comum”.

No dia 17 de outubro, estreia o programa Conexões Periféricas, realizado por alunos da Rede Cuca, projeto desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza. Com meia hora de duração, o programa apresenta as culturas juvenis das periferias de Fortaleza de uma forma bastante singular. O projeto começou a ser gestado em junho deste ano e conta com a supervisão dos coordenadores e professores dos equipamentos municipais da Barra do Ceará,do Mondubim e do Jangurussu. Mas os temas, a linguagem, os quadros e personagens que aparecem no programa são descobertas e criações dos quase trinta jovens selecionados para participar do projeto.

No Sábado seguinte, dia 24 de outubro, irá ao ar o TVCine Dragão, a primeira faixa de cinema da TVC. Apresentado pelos curadores das salas de cinema da Fundação Joaquim Nabuco do Centro Dragão do Mar. O programa discute o fazer cinematográfico com especialistas e exibe na sequencia os filmes em discussão. Em comemoração ao centenário de Orson Welles, a primeira temporada trará somente filmes do diretor que é uma das grandes referências do cinema mundial. O Cinema brasileiro, nordestino e principalmente o cearense também será exibido e comentado nas próximas temporadas do TVCine Dragão.

Já no Dia 02 de novembro, a TVC dá início a exibição da série Os Cearenses, realizada pela Fundação Demócrito Rocha. Os trinta documentários com duração média de 50 minutos contam a história de grandes personagens da história do Ceará, como Bárbara de Alencar, Antonio Conselheiro e Raquel de Queiroz. Também em novembro, começam a ser exibidos os interprogramas produzidos pelos alunos do curso de jornalismo da UFC. Saber Direito são programetes de 2 minutos e meio que informam sobre os direitos do cidadão.

Ainda segundo a Diretora de Programação, outras novidades deverão surgir antes do fim do ano. “A TV Brasil, nossa cabeça de rede, acabou de comprar a série B do Campeonato Brasileiro. Já tínhamos a série C, então o esporte também deverá ganhar força em nossa programação local”, afirma a diretora Isabel Andrade.

Jornalismo
O jornalismo da TVC entra no dinamismo da notícia ao vivo e do serviço ao cidadão, exercendo suas funções primordiais de TV pública. Além do Jornal da TVC, na nova programação o jornalismo vai fazer parte do dia a dia do cearense com notícias e serviços exibidos no Repórter TVC. O boletim entra no ar pela manhã, no meio da tarde e em edições extraordinárias distribuídas na programação. A jornalista Henriette de Salvi é a coordenadora de Jornalismo da emissora.

Mais informações:
Conexões Periféricas – Estreia, Sábado Dia 17, às 14h
TVCine Dragão – Estreia, Sábado Dia 24, às 21h
Os Cearenses – Estreia, Segunda, Dia 02 de Novembro, às 14h

Serviço:
Lançamento da Comissão de Avaliação de Programação
Dia: 15 de Outubro de 2015
Local: Cineteatro São Luiz
Hora: 18h

14.10.2015

Coordenadoria de imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br/ 85 3466.4898