A retomada da vida ganha novos sabores em capacitação com internos de comunidades terapêuticas

15 de outubro de 2015

A vida ganha novos sabores quando superamos obstáculos à nossa frente e surgem oportunidades para traçarmos novos caminhos. Essa realidade está sendo desfrutada por 40 internos de duas Comunidades Terapêuticas (CTs) localizadas em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Em tratamento por conta do uso problemático de drogas nas CTs Associação Shalom e O Caminho – Resgatando Vidas, eles deram mais um passo em direção à plena recuperação ao concluírem curso profissionalizante de cozinheiro, com especialidade em doces e salgados.

 

O curso foi uma iniciativa efetivada pela Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD) em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) no âmbito do programa ‘Criando Oportunidades’. A ação é voltada para o fortalecimento da reinserção social e profissional de dependentes químicos no Estado do Ceará, através da oferta de cursos profissionalizantes gratuitos.

 

RDSCN7575Receberam os certificados 20 internos de cada CT. A entrega aconteceu na quarta-feira (14), na sede das CTs. Um dos beneficiados, de 36 anos, tem familiares que possuem uma pequena lanchonete no interior do Espírito Santo. Quando deixar a CT Associação Shalom, ele pretende retornar à terra natal e seguir atuando no ramo de doces e salgados. Outro atendido, de 33 anos, também recebeu o certificado. Professor de geografia, ele se identificou com a culinária no ramo de doces e salgados e já pensa na complementação de renda com os novos conhecimentos adquiridos. Já um mestre de obras de 30 anos granate ter se apaixonado pela culinária e deseja ajudar a mãe num pequeno negócio, agora que tem um certificado em mão. “Agarrei essa oportunidade. Vou colocar o aprendizado em prática quando sair da CT e esquecer o passado de dor e sofrimento”, disse.

 

Dois outros, de 36 e 43 anos, também receberam certificado pela conclusão do curso. Com sorriso largo nos lábios ao lado de familiares, eles afirmaram sonhar com uma nova vida. Foi o primeiro certificado conquistado por ambos. A meta, agora, é colocar, literalmente, a mão na massa ao deixar a CT, passando a sustentar suas famílias com os ganhos da nova profissão.

 

RDSCN7835O curso de culinária teve duração de 100 horas/aula, sendo ministrado pela instrutora Laurisete França, vinculada à Associação Aliança Comunitária cearense (AACC). Além do certificado, os concludentes receberam um kit, contendo batedeira, liquidificador, balança e conjunto de formas, para darem os primeiros passos na nova profissão quando deixarem as CTs.

 

A entrega dos certificados nas duas comunidades terapêuticas contou com a presença da titular da SPD, Mirian Sobreira. A STDS foi representada pela coordenadora do projeto Criando Oportunidades, Edianny Lima. Além dela, estiveram presentes a coordenadora pedagógica da AACC, Karina Anchieta; e a gerente da célula de Monitoramento e Avaliação da SPD, Lidiana Rebouças.  O público maior foi composto por internos das CTs e seus familiares. O clima foi de alegria e descontração. Para os educandos, satisfação pelo desafio vencido. Para seus familiares e amigos, a esperança de novos dias para o ente querido.

 

A secretária Mirian Sobreira, titular da SPD, falou aos concludentes. Na ocasião, ressaltou a importância da disposição da Secretaria, em parceria com a STDS, de levar novas oportunidades de qualificação para pessoas acolhidas nas comunidades terapêuticas, reforçando a recuperação e a melhoria da autoestima, além de evitar a ociosidade nas CTs e reduzir novas possibilidades de uso de drogas. Ela elogiou o empenho dos concludentes, que tiveram 100% de frequência no curso, prova de que anseiam por novos caminhos para suas vidas.

 

Mirian Sobreira enfatizou a importância da parceria da SPD com as comunidades terapêuticas no Ceará. Lembrou, ainda, o projeto de lei a ser encaminhado à Assembleia Legislativa pelo governador Camilo Santana que assegura de 2 a 5% de vagas de trabalho em obras tocadas pelo Estado para pessoas que concluem o tratamento relacionado ao uso problemático de drogas.

 

 

Histórico

 

A parceria da SPD com a STDS para a oferta de cursos profissionalizantes teve início em agosto passado. Num primeiro momento, foram disponibilizadas 245 vagas no âmbito dos projetos ‘Criando Oportunidades’ e ‘Primeiro Passo – Linha Jovem Bolsista’, com a disponibilização de diversos cursos nas comunidades terapêuticas conveniadas com a SPD, com prioridade para ofícios hoje com maior demanda por especialistas. Os beneficiados do projeto ‘Primeiro Passo’ também recebem bolsa no valor de R$ 100,00 durante os três meses de duração de curso de informática. Até o momento, 80 pessoas já receberam certificado.

 

Os cursos profissionalizantes estão ocorrendo em nove CTs espalhadas por municípios cearenses. São elas: Associação Shalon de Promoção Humana, O Caminho – Resgatando Vidas, Casa Belém, Desafio Nova Vida, Moradores Henrique Jorge, Grão de Mostarda, Instituto Volta ao Caminho, Casa Abraão e Casp. A execução é acompanhada e supervisionada pela Coordenadoria de Políticas sobre Drogas (Copod) da SPD. A Secretaria também articula com o Sistema Nacional de Emprego/Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (Sine/IDT) a inserção dos participantes dos cursos no cadastro de empregos e geração de renda.

 

 

15.10.2015

 

Lena Ximenes
Assessora de Imprensa da Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas (SPD)
(85) 99611.6716 | 98902.7939 – lenaximenes66@gmail.com

 

Ciro Câmara
Gestor de Células / Secretaria

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898