Instituto Centec oferece programação gratuita na Semana de Ciência e Tecnologia

16 de outubro de 2015 - 14:16

Em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) realizará, entre os dias 19 a 23 de outubro, diversificada programação educativa gratuita.

 

Os Centros Vocacionais Tecnológicos nas cidades de Aracoiaba, Fortim, Horizonte, Massapê, Missão Velha, Santa Quitéria,  Tabuleiro do Norte realizarão palestras, oficinas, exposições e experimentos, levando em conta o tema do evento deste ano: Luz, Ciência e Vida.

 

Considerando o atual período de estiagem no Estado, o CVT Aracoiaba iniciará os trabalhos com uma reflexão sobre “o desafio do uso racional da água no semiárido”, apresentando experiências de purificação da água e jogos lúdicos sobre a flora e fauna da região Nordeste. A ação acontecerá dia 20 de outubro, das 15h30 às 17h, na Escola Municipal Rodrigo de Argolo, em Guaramiranga.

 

O CVT Horizonte oferecerá aos visitantes uma exposição e visita monitorada à horta orgânica da unidade, apresentando a influência da luz solar nas plantas. O canteiro foi construído com garrafas PET e a atividade tem a intenção de conscientizar a população sobre meio ambiente e saúde.

 

Os laboratórios de biologia e química do CVT Santa Quitéria serão abertos para a visualização de experimentos sobre condução elétrica e produção de energia nos dias 19 e 20 de outubro, das 14h às 15h. No dia 21, a unidade realizará das 7h às 15h, uma campanha de doação de sangue em parceria com a Secretaria de Saúde do município e o Hemoce.

 

A Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Antonio Feitosa contará com a participação do CVT Missão Velha, no dia 23, das 8h às 17h, na realização de experimentos sobre biodigestor, efeitos das drogas na temperatura corporal e geradores de energia. Acontecerá também uma exposição com o tema: “uso da cinza da madeira no combate ao gorgulho-do-milho e do caruncho do feijão”.

 

Entre os dias 19 a 23 de outubro, o CVT Massapê realizará palestras sobre robótica educacional, doenças sexualmente transmissíveis, aditivos alimentares, educação especial e redes sociais. As atividades acontecerão no auditório do CVT, em horários variados.

 

O CVT Fortim realizará uma palestra sobre capacitação e mercado de trabalho na própria unidade dia 19 de outubro, às 19h, e também na Escola de Ensino Médio Helenita Lopes Gurgel, dia 20, às 14h. Acontecerá também um concurso de desenho e a exposição de uma maquete com uma casa ecologicamente correta, demonstrando maneiras de economizar água.

 

A unidade do Centec em Tabuleiro do Norte oferecerá para toda a população palestras sobre segurança em instalações elétricas, evolução das Tecnologias da Informação e Comunicação e Câncer de Pele, entre os dias 20 e 22 de outubro.

 

Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec)
Rua Silva Jardim, 515, José Bonifácio – Fortaleza – CE
Fone: 55 85 3066.7000 | CNPJ 03.021.597/001-49
www.centec.org.br | centec@centec.org.br

 

 

Faculdades de Tecnologia Centec realizam semana científica

 

A Fatec Sertão Central, em Quixeramobim, realizará uma extensa programação gratuita, de 19 e 23 de outubro, com oficinas técnicas e minicursos nas áreas de tecnologia em agronegócio e em alimentos.

 

Além disso, acontecerão também cursos pagos, com direito à certificação, no valor simbólico de 10 reais para alunos da Fatec e 20 reais para o público em geral. A programação faz parte também da 1ª Semana de Iniciação Científica da  faculdade.

 

Alguns dos temas contemplados são: o uso eficiente da água na agricultura, produção de mudas, inseminação artificial, criação de aves caipiras, métodos de conservação de alimentos, dentre outros. No último dia (23), acontecerá o 1º Simpósio da Palma Forrageira, com palestras sobre a produção, cultivo e irrigação de palma no semiárido.

 

A Fatec Cariri, em Juazeiro do Norte, aproveitará a ocasião para realizar a V Semana de Tecnologia em Alimentos, comemorando também os 15 anos de existência do curso. A faculdade realizará palestras, minicursos e apresentação de trabalhos de iniciação científica entre os dias 19 a 21 de outubro.

 

No dia 20, às 10h30, acontecerá uma palestra sobre “Inovação tecnológica na pesquisa científica” e alguns dos minicursos oferecidos são: análise de potabilidade da água, processamento de leites e derivados, brioche e pão recheado, coquetéis e canapés, dentre outros.  

 

Os interessados em participar da V Semana de Alimentos da Fatec Cariri deverão inscrever-se até o dia 19 de outubro, com o pagamento de uma taxa de cinco reais e a doação de 1kg de alimento não perecível.  A programação completa do Instituto Centec durante a Semana de Ciência e Tecnologia pode ser conferida no site www.centec.org.br ou na fanpage www.fb.com/InstitutoCentecCeara.

 

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é promovida pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCTI) e já está  consolidada em calendário nacional. O tema desta edição “Luz, Ciência e Vida”, tem como base a decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas de proclamar 2015 como o Ano Internacional da Luz.  A programação da SNCT 2015 em todo o território cearense, pode ser conferida no site oficial do evento em semanact.mcti.gov.br.

 

 

 

Programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

 

 

CVT Aracoiaba

Endereço: Av. Manoel Batista da Silva, s/nº – Conj. Sólon Lima Verde – Centro

Contatos: (88) 3337.5084 / cvt_aracoiaba@centec.org.br

 

CVT Fortim

Endereço: Rua João Martins de Sousa, nº33 – Centro

Contatos: (88) 99645.3138 / cvt_fortim@centec.org.br

 

CVT Horizonte

Endereço: Av. Francisco Tavares, nº 190 – Centro

Contatos: (85) 3336.2477 / cvt_horizonte@centec.org.br

 

CVT Massapê

Endereço: Rua Amadeu Albuquerque, nº414 – Luiz da Hora Pereira (antigo ginásio)

Contatos: (0xx88) 3643.1075 / cvt_massape@centec.org.br

 

CVT Missão Velha

Endereço: Rua Cel. José Dantas, s/nº – Centro

Contatos: (88) 3542.2900 / cvt_missaovelha@centec.org.br

 

CVT Santa Quitéria

Endereço: Rua Aracaju, s/nº – Boa Vida

Contatos: (88) 3628.0752 / cvt_santaquiteria@centec.org.br

 

CVT Tabuleiro do Norte

Endereço: Rua Maia Alarcon, nº371 – Centro

Contatos: (88) 3424.2931 / cvt_tabuleiro@centec.org.br

 

Fatec Cariri

Endereço: Rua Amália Xavier de Oliveira, s/nº – Triângulo (próximo ao Hospital Regional)

Contatos: (88) 3566.4048 / 3566.4053 / fatec_cariri@centec.org.br

 

Fatec Sertão Central

Endereço: Av. Geraldo Bizarria de Carvalho, s/nº – Km 2

Contatos: (88) 3441.1320 / fatec_sertaocentral@centec.org.br

 

 

 

16.10.2015

 

Caroline Avendaño
Assessora de Imprensa do Instituto Centro de Ensino Tecnológico
85 3066.7030 | 99949.1534
carol@centec.org.br

 

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

 

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil / 85 3466.4898