Governo promove encontro para aprimorar o Programa Mais Infância Ceará e planejar a próxima década de ações no estado

18 de outubro de 2015 - 00:46


Representantes das principais entidades ligadas à infância, de órgãos estaduais, federais e municipais, se reuniram com o objetivo de planejar os próximos dez anos para a infância do Ceará, com foco nos primeiros anos de vida da criança, além de buscar inovações, estratégias e R ARI3220ações para o desenvolvimento integral da primeira infância. O Encontro de Planejamento Estratégico do Programa Mais Infância Ceará aconteceu nesta sexta-feira (16) e sábado (17), em um hotel do bairro Messejana, em Fortaleza.


Segundo a primeira-dama do Estado, Onélia Maria Leite de Santana, foi um momento de somar experiências, somar teoria com a prática. “Unir todo esse estudo, esse conhecimento para que a gente possa formar o plano de ação para os próximos dez anos. Teremos um plano para cumprir até 2025. O conhecimento, a pesquisa com a prática, é isso que dá a receita essencial que funcione, para que a gente monte um plano de ação efetivo que realmente aconteça em nosso Estado com a segurança de que é isso mesmo que nós queremos”, ressaltou Onélia.


Durante os dois dias de evento, o grupo participou de dinâmicas, projetou cenários ideais de futuro, planejou ações de interface com o Programa Mais Infância Ceará, elaborou uma matriz operacional, determinou ações de responsabilidades, além de discutir os resultados do encontro.


A secretária nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Iêda Castro, elogiou a iniciativa do Governo do Estado em promover o encontro. “Essa é uma iniciativa que o Ministério do Desenvolvimento Social entende como significativa, que pode ser referência e replicada em todos os estados, porque existem condições de vida de crianças pequenas que estão em comunidades tão desfavoráveis, que as oportunidades não sãoR QN 1838 iguais, que a violência também predomina e às vezes o ambiente doméstico não é favorável para que a família cuide bem das suas crianças. Uma iniciativa dessa é criar condições para apoiar a família a cuidar das crianças pequenas”, afirmou.

Segundo o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, a atitude mostra que o Governo do Ceará considera a primeira infância como prioridade. “Esse encontro tem uma importância muito grande, é uma iniciativa louvável. Ele convida personagens que atuam em áreas diferentes na atenção à criança na primeira infância, alguns com muitas experiências no setor público, outros com experiência na ação da sociedade civil, instituições não-governamentais. A iniciativa da Onélia é muito importante. Tenho certeza que os resultados desse encontro serão muito úteis para o planejamento estratégico dessas ações no Estado do Ceará em uma visão de dez anos”, destacou Veveu.

R QN 1865“Esse é um momento ímpar. Eu acho que o Estado do Ceará está de parabéns, porque você tem uma primeira-dama que está envolvida no ponto de vista de olhar para a primeira infância como uma atenção integral à saúde da criança. Isso aí é extremamente importante e a criança cearense tem muito a ganhar. A primeira infância do Ceará merece que esse planejamento estratégico esteja acontecendo”, pontuou a assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Gilvani Grangeiro.

Além da primeira-dama do Estado, participaram do encontro os secretários da Saúde, Henrique Javi; do Trabalho e Desenvolvimento Social, Josbertini Clementino, e técnicos da Sesa, STDS e Educação; representantes dos municípios de Sobral, Pentecoste, Juazeiro do Norte, Horizonte, Farias Brito, Fortaleza, Aracati. Entre eles, prefeitos, primeiras-damas, secretários, líder comunitários, agentes de saúde. Estiveram ainda presentes entidades como Fundo da Nações Unidas para Infância (Unicef); Instituto da Infância (Ifan); Instituto da Primeira Infância (Iprede); Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal; Pastoral da Criança; Plan Internacional; Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará (Coegemas); Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Consems), Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDM-CE) e Instituto Alana. E ainda representantes de instituições como Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (Uece), Fundação da Criança e Família Cidadã (Funci), Ministério do Público do Trabalho (MPT-CE), entre outros.

Os participantes voltarão a se reunir no intuito de acompanhar as ações sugeridas para o Programa Mais Infância Ceará e também elaborar estratégias para a realização do plano para os próximos dez anos.

17.10.2015

Assessora de Imprensa do Gabinete da Primeira-Dama
Déborah Vanessa – 85 98957.0292 | 3254.4028
deborah.vanessa@gabgov.ce.gov.br

Fotos: Ariel Gomes e Queiroz Netto / Governo do Ceará

Sabrina Lima
Gestora de Célula/Secretarias

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br  / (85) 3466.4898