Governador recebe vereadores, mostra ações e ressalta importância de diálogo com o legislativo de Fortaleza

19 de outubro de 2015 - 17:28

O governador Camilo Santana se reuniu na manhã desta segunda-feira (19), no Palácio da Abolição, com o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, e 38 dos 43 vereadores da Capital para mostrar as ações, obras e serviços prestados pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura. “É essencial essa aproximação e o diálogo do Governo com o legislativo e executivo de Fortaleza. Muitas de nossas ações passam pela Capital. Desta forma, temos a interação e integração entre os poderes, pois só assim teremos resultados expressivos”, destacou o governador.

 

Durante a reunião, foram expostas as ações que estão sendo feitas na segurança pública, educação, saúde, infraestrutura, saneamento básico, moradia, mobilidade urbana, recursos hídricos, turismo e cultura. Além disso, os RCG9280resultados dos planejamentos e principais parcerias com os diversos setores também foram mostrados. “Queremos que todos aqui se apropriem das ações do Estado. São medidas para o povo cearense e que precisam ser entendidas, explicadas e disseminadas”, confessou Camilo Santana.

 

O governador expôs ainda as ações integradas dos “Sete Cearás” já iniciadas, como as do “Ceará Pacífico” e “Ceará Receptivo”, que também tem participação do Município. Entre as principais obras foram mostrados as construções dos novos postos e centros de saúde, reforma dos hospitais, reestruturação do Ronda, interiorização do Raio, nova lei das promoções, unidades de segurança (UNISEGs), “Minha Casa Minha Vida”, complexos habitacionais, praças, polos de lazer, Hub da Tam, concessão do Aeroporto Internacional Pinto Martins, Acquário, Escola de Hotelaria e requalificação do Centro de Fortaleza.

 

RCG9266Para o prefeito de Fortaleza, a reunião serve para, além de discutir pautas e sugestões de Governo, que haja cada vez mais interação entre os poderes legislativo municipal e o executivo do Estado. ”A integração entres os poderes e instituições é o que realmente é válido nesta reunião. Só assim conseguiremos fazer o que realmente precisa ser feito ao cidadão fortalezense e cearense que é de servir ao público. Essa aproximação é, inclusive, importante para que todos os vereadores possam conviver e dialogar com os secretários de Estado. Poder ter certeza que para que possamos mudar a vida dos que mais precisam, estamos juntos nesta parceria para o povo cearense”, salientou o prefeito.

 

RCG9268Na ocasião, foi aproveitada também a oportunidade para que os vereadores tirassem suas dúvidas sobre orçamentos e prioridades da gestão para cada área da Capital. Segundo o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Salmito Filho, as ações definidas e divulgadas pelo Governo do Estado, são medidas que não devem ser partidárias. “Este encontro e dialogo é de extrema importância. Não há nenhuma ação no mundo que tenha feito grandes mudanças estruturais se não houver a integração e o diálogo. Um dos maiores nortes do Estado é a vida do cidadão. Esta é a razão de ser do poder público: a defesa da vida. Não há oposição política que se oponha a essa premissa, pois todos defendemos a vida. Estamos juntos e a disposição para colaborarmos e integrarmos ainda mais a todas as ações do Estado”.

 

Além de 38 dos 43 vereadores de Fortaleza convidados, participaram da exposição das ações os secretários Élcio Batista (Chefe de Gabinete), Henrique Javi (Saúde), Delci Teixeira (Segurança Pública e Defesa Social), Josbertini Clemetino (Trabalho e Desenvolvimento Social), Guilherme Sampaio (Cultura), Artur Bruno (Meio Ambiente), Arialdo Pinho (Turismo), André Facó (Infraestrutura), além dos assessores especiais Acrísio Sena (Acolhimento aos Movimentos Sociais), Antônio Balhmann (Assuntos Internacionais) e comandantes-gerais das forças de segurança do Estado.

 

 

Foto: Carlos Gibaja

 

 

19.10.2015

 

Wilame Januário
Repórter / Célula de Reportagem

Wilson Zanini
Gestor de Célula / Reportagem

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado do Ceará
Casa Civil / (85) 3466.4898